Escolas GETs na Maré, o que são?

Data:

Mudança na fachada das escolas municipais da Maré tem levantado dúvidas aos responsáveis dos estudantes

Fachadas de escolas na Maré com a identificação de novo modelo de ensino. Foto: Gabi Lino

Há algumas semanas, pais e outros responsáveis pelos alunos têm notado uma mudança na fachada das escolas municipais do Campus Maré. A colocação do letreiro GET tem chamado atenção e levantado questionamentos. Afinal, o que é GET? Qual diferença vai fazer na educação das crianças? Em quais escolas da Maré será implementado?

Fomos atrás dessas respostas e para “literalmente”, “começar do começo” respondemos: GET significa Ginásio Experimental Tecnológico e de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, a proposta desse novo modelo é a abordagem de ensino que será “associada à programação (pensamento computacional) e à robótica (cultura maker)”.

Ainda de acordo com a nota: “O processo de aprendizagem acontece por meio de metodologias ativas, em que o aluno é o centro do processo de aprendizagem. Na abordagem STEAM [sigla em inglês] (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) temos a integração de diversas áreas do conhecimento permitindo a construção integral do saber”.

Leia Mais

Redes da Maré faz apresentação de Carta para a Educação para professores da Maré

Direitos básicos para primeira infância na Maré são negados, revela pesquisa

Crianças da Maré publicam nove livros baseados em suas vivências

A equipe do Maré de Notícias esteve no Campus para perguntar aos responsáveis dos alunos o que acham do novo modelo de aprendizagem.

Dayane Oliveira, de 34 anos, leva os filhos para a Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza e para a Escola Municipal Olimpíada Rio 2016, ambas já receberam o novo letreiro informando a mudança e Dayane se mostrou empolgada.

“Espero que isso possa melhorar o aprendizado das crianças e que eles já saiam tendo uma direção para o que querem para o futuro“, afirma dizendo que foi informada da mudança logo após as férias escolares.

Mas nem todos os responsáveis estão por dentro do que significa GET e qual é a possível mudança para o ensino dos alunos. Entrevistamos alguns pais e mães e com excessão de Dayane, todos afirmaram que não sabiam o que significava.

“Eu não estou sabendo de nada, a escola não me disse. O pouco que eu sei, eu vi na televisão”, disse um deles que preferiu não se identificar.

Micaela de Alburqueque, de 25 anos, e Antônia Maria, 66 anos, que levaram filha e neta, respectivamente, também não sabem.

Para ser sincera eu nem tinha reparado aquela placa ali, estou vendo agora que você me falou“, afirma Antônia.

Ou seja, para muitos responsáveis que o Maré de Notícias entrevistou, a GET ainda é apenas uma sigla. Segundo a Prefeitura do Rio a inauguração do novo modelo acontece ainda este mês e toda a comunidade escolar será convocada a participar da cerimônia que contará com esclarecimentos sobre a transformação.

Quais escolas da Maré vão virar GET?

Ao todo, serão seis escolas que passarão a adotar o novo modelo de ensino, sendo elas: Escola Municipal Olimpíadas Rio 2016, Escola Municipal Osmar Paiva Camelo, Escola Municipal Lino Martins da Silva, Escola Municipal Genival Pereira de Albuquerque, Escola Municipal Nova Holanda e Escola Municipal Erpídio Cabral de Souza.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre o Vacina Maré

No 'Vale a Pena Ler de Novo' desta semana, o Maré de Notícias resgata três matérias sobre a campanha #VacinaMaré, que teve início no fim de julho de 2021 e foi um marco no combate à covid-19 no território