Evento celebra 100 edições do Maré de Notícias

Data:

Jornal produz conteúdo jornalístico sobre e para a Maré e seus moradores

Eliane Salles

O Centro de Artes da Maré (CAM) foi palco no último dia 10, sexta-feira, de um evento comemorativo para celebrar um grande feito em se tratando de jornalismo comunitário: o jornal Maré de Notícias chegou à 100ª edição. Desde dezembro de 2009, o jornal tem como proposta produzir e difundir conteúdo jornalístico crítico e reflexivo, que motive a mobilização e fomente ações capazes de gerar mudanças que impactem na qualidade de vida da população da Maré. O jornal, cuja tiragem mensal é de 50 mil exemplares, é distribuído porta a porta em todo o bairro.

Homenagens e debate

Na programação comemorativa, exibição de vídeo sobre o Maré de Notícias, homenagem aos personagens da edição 100 e apresentação da equipe do jornal. Também foi realizada uma roda de conversa com o tema “Jornalismo e Território”, que contou com a participação de Carla Siccos (CDD Acontece – Cidade de Deus), Clara Sacco (Data-Labe – Maré) e Betinho Casas Novas (Voz da Comunidade – Alemão). Uma roda de samba com o grupo Nova Raiz do Samba encerrou o evento. Na ocasião, o cantor e compositor mareense Jorge Bobs apresentou o “Samba do Parque Rubens Vaz” – uma composição feita em parceria com o jornalista Hélio Euclides a pedido do Jornal Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca