Maré de Notícias participa de um dos mais importantes congressos de jornalismo do País

Data:

A convite, Dani Moura, coordenadora de comunicação da Redes da Maré, palestrou sobre os desafios de falar sobre segurança pública no jornalismo comunitário

Thaynara Santos

 “Segurança pública sob o olhar local: lições e desafios” foi o tema da mesa integrada pelos jornalistas Anabela Paiva (Observatório da Intervenção do Centro de Estudos de Segurança Pública), Thiago Paiva (autônomo) e Dani Moura (Redes da Maré), realizada no 14° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

O evento, um dos mais importantes na área de jornalismo no País, é promovido Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e foi realizado entre os dias 27 e 29 de junho, em São Paulo. Dani Moura, coordenadora de Comunicação da Redes da Maré, foi convidada a palestrar no evento e, assim, compartilhar sua experiência à frente de um dos maiores jornais comunitários do Brasil.

Mudando a narrativa das grandes mídias

No primeiro dia de atividades do congresso, numa sala cheia de estudantes, comunicadores e pesquisadores, Dani Moura falou sobre o trabalho desenvolvido no jornal Maré de Notícias e no portal Maré de Notícias Online – veículos que têm servido de fonte para a grande mídia quando o assunto é segurança pública e questões relacionadas à Maré e a territórios favelados. “Tudo o que queremos é que a mídia olhe pela ótica do morador. Veja pelo outro lado. Nosso objetivo é que haja uma mudança na narrativa e na cobertura que os jornalistas fazem sobre a favela. É isso que a gente busca e tem conquistado”, explica.

Na ocasião, Dani Moura mostrou exemplos de reportagens onde a narrativa sobre segurança pública em operações policias mudou conforme incidência do Maré de Notícias. Ela falou ainda sobre a atuação dos projetos do Eixo Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, tais como: a coleta de dados do De Olho na Maré e os serviços sóciojurídicos oferecidos pelo Maré de Direitos que ajudam na apuração das reportagens do Maré de Notícias.


Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Operações e remoções impactam a vida dos moradores e geram múltiplas de violações

Em 2024, a Maré já viveu 37 operações policiais. Em agosto foram 13 dias consecutivos de operações. Crianças e adolescentes já perderam, desde janeiro, um mês inteiro de aula.