Evento celebra 100 edições do Maré de Notícias

Data:

Jornal produz conteúdo jornalístico sobre e para a Maré e seus moradores

Eliane Salles

O Centro de Artes da Maré (CAM) foi palco no último dia 10, sexta-feira, de um evento comemorativo para celebrar um grande feito em se tratando de jornalismo comunitário: o jornal Maré de Notícias chegou à 100ª edição. Desde dezembro de 2009, o jornal tem como proposta produzir e difundir conteúdo jornalístico crítico e reflexivo, que motive a mobilização e fomente ações capazes de gerar mudanças que impactem na qualidade de vida da população da Maré. O jornal, cuja tiragem mensal é de 50 mil exemplares, é distribuído porta a porta em todo o bairro.

Homenagens e debate

Na programação comemorativa, exibição de vídeo sobre o Maré de Notícias, homenagem aos personagens da edição 100 e apresentação da equipe do jornal. Também foi realizada uma roda de conversa com o tema “Jornalismo e Território”, que contou com a participação de Carla Siccos (CDD Acontece – Cidade de Deus), Clara Sacco (Data-Labe – Maré) e Betinho Casas Novas (Voz da Comunidade – Alemão). Uma roda de samba com o grupo Nova Raiz do Samba encerrou o evento. Na ocasião, o cantor e compositor mareense Jorge Bobs apresentou o “Samba do Parque Rubens Vaz” – uma composição feita em parceria com o jornalista Hélio Euclides a pedido do Jornal Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Dezembro Vermelho: HIV não tem rosto

Um dia, Vitor Ramos, influenciador digital estava entre as milhares de pessoas que viviam com HIV, mas ainda não sabia disso. Por conta do diagnóstico tardio, ele sofreu sequelas, no entanto, com tratamento adequada tornou-se indetectável

A favela é um espaço de potência negra

As favelas do Rio de Janeiro - hoje espaços de resistência -, historicamente se formaram como reflexo de um processo de exclusão social e racial, que remonta ao período pós-abolição da escravidão no Brasil.