Fotógrafa popular, cria da Maré, Kamila Camillo entrega obra para Lula

Data:

Maiara Carvalho*

Na última quinta-feira (21), Kamila Camillo, cria da Maré e fotógrafa popular, foi convidada pelo Ministério da Igualdade Racial para participar da cerimônia de lançamento do Plano Juventude Negra Viva, que tem como princípio promover a redução da violência e outras vulnerabilidades que atravessam a vida de jovens pretos e pardos no país.

Durante o evento, Kamila entregou ao Presidente Lula uma obra de arte que foi registrada no Tijolinho, território onde mora e sempre faz questão de exaltar. Para ela, o registro do menino Rodrigo com a camisa do Brasil, jogando bola entre as vielas da comunidade, representa o desejo de poder sonhar.

“Precisava ser uma obra que fizesse sentido. Quando vi o Rodrigo jogando bola pensei ‘é isso que vai trazer sentido’ porque o Presidente precisa olhar para essa foto e enxergar que a gente, favelado, que estar vivo. Fazer essa foto de uma criança no beco da favela jogando bola fala de sonhos”, disse a fotógrafa emocionada.

Ainda muito feliz, Kamilla compartilhou da emoção que é levar a Maré e a arte para espaços tão importantes, no dia que marca o lançamento do Plano Juventude Negra Viva. 

“É um dia muito importante para nós, onde é assinado o plano, com tantas possibilidades de caminhar. Antes o que era muito desejo, hoje vai começar na prática”.

O Plano Juventude Negra Viva foi construído pelo Ministério da Igualdade Racial, ministrado por Anielle Franco, irmã de Marielle e também moradora da Maré. O Programa vai trabalhar garantindo que os direitos da juventude negra não sejam violados, além de buscar potencializar a vida plena desta população. Segundo o Governo Federal, o Plano é uma resposta a uma demanda da população negra jovem, que hoje representa cerca de 23% dos brasileiros. 

*Maiara Carvalho é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de Extensão Conexão UFRJ com o Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Vale a pena ler de novo: 3 matérias sobre o Vacina Maré

No 'Vale a Pena Ler de Novo' desta semana, o Maré de Notícias resgata três matérias sobre a campanha #VacinaMaré, que teve início no fim de julho de 2021 e foi um marco no combate à covid-19 no território