Galpão Bela Maré lança exposição de artes urbanas ‘Reencantando as Ruas’

Foto: Rômulo Amorim

Galpão Bela Maré lança exposição de artes urbanas ‘Reencantando as Ruas’

Obras produzidas por adolescentes e jovens da Maré serão expostas nas ruas do Conjunto de favelas, entre os dias 04  e 14 de junho

Por Observatório de Favelas, em 02/06/2022 às 07h.

O Observatório de Favelas, através do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, lança, no sábado, dia 04 de junho, a partir das 15 horas, a exposição de artes urbanas Reencantando as Ruas. A mostra é resultado do Projeto Vou Fazer Arte, uma formação em artes visuais gratuita oferecida a adolescentes e jovens do Conjunto de Favelas da Maré.

Durante três meses, 14 jovens com idade entre 13 e 18 anos foram incentivados/as a refletir sobre o território em que vivem, a partir do que ele oferece, como as histórias, as pessoas, as artes e as ruas. Ao longo da formação foram realizados encontros de conversas, oficinas práticas e visitas a espaços culturais na cidade do Rio de Janeiro. A partir dessas vivências e utilizando técnicas de artes plásticas, visuais e de fotografia, os/as adolescentes e jovens construiram coletivamente cinco obras, que serão expostas pelas ruas da Maré.

De acordo com Anna Luisa Oliveira, coordenadora do Programa Educativo do Galpão Bela Maré, durante o período de formação, os/as adolescentes participantes do Projeto Vou Fazer Arte puderam conhecer as técnicas artísticas e experimentar caminhos possíveis para a prática das artes visuais a partir dos seus cotidianos:

“Nesta edição, tendo a rua como ateliê e o corpo como processo, a turma apresenta cinco intervenções urbanas com diversas linguagens e suportes que revelam a investigação da memória, onde o encontro com a temporalidade e a ancestralidade apresenta uma perspectiva de futuro onde a favela é arte”, comemora Anna Luisa.

Ainda de acordo com a equipe de educadores e artistas do Projeto Vou Fazer Arte, a iniciativa propôs reflexões a respeito das estéticas urbanas, das memórias, das imagens em movimento e do tempo, em que a experiência no espaço comum, que é a rua, foi protagonista.

A abertura da exposição Reencantando as Ruas acontecerá no sábado, dia 04 de junho, às 15h, com visita mediada e VJ Set com Ivy. As obras ficarão disponíveis à contemplação e visitação até o dia 14 de junho.

O Projeto Vou Fazer Arte é apresentado pelo Ministério do Turismo e Observatório de Favelas. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica. Realização: Observatório de Favelas e Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Rômulo Amorim

Sobre o Galpão Bela Maré                                              

Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, representa o projeto institucional do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, em parceria com a Produtora Automatica, na construção de um espaço alternativo dentro do cenário das artes do Rio de Janeiro metropolitano. O espaço existe com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas.

Sobre o Observatório de Favelas

Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento

projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Muitos em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Serviço

Lançamento da Exposição Reencantando as Ruas – Projeto Vou Fazer Arte

Data: 04 de junho
Local: 
Galpão Bela Maré

Rua Bittencourt Sampaio, 169 – Nova Holanda, Maré

Instalações:

Rua Teixeira Ribeiro – NÓS

Galpão Bela Maré – Reencantando o Tempo

Passarela 10 – Um lugar que chamamos de casa

Lona da Maré – O bom e o melhor pra mim

Rua Principal –  A memória na retina

Programação Abertura:

15h – Abertura da exposição na área externa do Galpão Bela Maré com a palavra de jovens curadores

16h – Visita mediada às obras pelas ruas da Maré

17h – Festa de lançamento com VJ Ivy

Visitas Mediadas: 07 e 09 de junho – 11:00h e 14:00h

Encerramento: 14/06/2022

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.