Gato de Bonsucesso se garante na Série Bronze

Data:

Escola de samba da Nova Holanda comemora feito de união dos moradores que afastou rebaixamento

Por Hélio Euclides

Foram dois anos longe do carnaval carioca, mas com a confiança dos moradores, a escola passou pela avaliação em 2022 e neste ano se garantiu na Série Bronze, antigos grupos C e D. A apuração ocorreu na tarde de terça-feira (28), na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira. Considerada a competição mais acirrada na cidade, onde 22 escolas disputam apenas cinco vagas para a Série Prata, a escola de samba Gato de Bonsucesso não se arrepiou e pulou na avenida. 

Inaugurando a “Nova Intendente”, Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, o Gato de Bonsucesso defendeu na madrugada de 20 de fevereiro com o enredo “Fé move a Maré do meu destino”. Jackson Fonseca, diretor jurídico e financeiro da escola, comemorou a permanência no grupo, pois foi um carnaval de superação dos problemas. “As dificuldades foram tremendas, principalmente por não receber a subvenção, verba que ajuda nos custeios vindo da Prefeitura. Colocamos o carnaval na rua graças a comerciantes e os próprios componentes”, explica.

Quando uma escola de samba sobe para um outro grupo, espera-se que no ano seguinte ela seja rebaixada, num efeito ioiô. Pela permanência, a diretoria estava em festa. “Os destaques foram a mobilização que foi feita e conseguimos trazer de volta os moradores para a escola e manter o resgate do local. Não posso esquecer da luta de todos os componentes para defender o pavilhão e não deixar o samba morrer. Todos estão de parabéns”, afirma. 

Além de Jackson, os outros representantes que tiveram na apuração foram Luciano Flausino e Altair Diniz, ambos compositores, e Karol Vieira, escolhida pela revista especializada em carnaval, Explosão In Samba, como a melhor rainha de bateria da Série Bronze. 

Resultado final

A Série Bronze é disputada entre 22 escolas, em duas noites, como dois campeonatos paralelos, em que são escolhidas as piores e as melhores de cada dia de apresentações. O Gato de Bonsucesso alcançou 264,9 pontos, ficando com a oitava posição do primeiro dia de festa. No resultado final ficou na 17ª colocação.

Na competição da Série Bronze sobem cinco escolas para a Série Prata, a campeã, a vice-campeã de cada dia e a última vaga fica com a melhor 3ª colocada. As duas escolas que tiveram as menores pontuações, por noite, são desfiliadas da Superliga Carnavalesca do Brasil e ficam dois anos seguidos fora do Carnaval.

A Flamanguaça conquistou o título da Série Bronze do carnaval do Rio de Janeiro, com 269,1 pontos, seguido da Concentra Imperial, com 267. Elas sobem como as melhores dos desfiles de terça-feira. Tubarão de Mesquita, com 268, 3 pontos e Unidos da Barra da Tijuca, com 268,2, também foram promovidas como as melhores de segunda-feira. A derradeira vaga ficou com Feitiço Carioca, com 267,3 pontos, sendo a terceira melhor no ranking

Estão rebaixadas a Unidos de Vila Kennedy, com 263,1 pontos e Unidos de Manguinhos, com 261,4, como as piores colocadas de segunda-feira e Unidos do Cabral, com 261,2, e Império de Petrópolis, esta última não pontuou pois se ausentou do desfile, ambas foram as piores colocadas de terça-feira.

Os corações dos mareense ainda vão bater como um tamborim de emoção. O motivo é que ainda tem apuração para esta quinta-feira (02). A Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba (Livres) realiza o evento final do carnaval carioca do Grupo B, que reúne dez agremiações, entre elas, Tradição, Vizinha Faladeira e Siri de Ramos. Até o fechamento da reportagem não havia divulgação de local da apuração.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca