Governo do Estado lança Mapa do Emprego Formal

Data:

Por Redação, em 26/05/2021 às 9h06

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) acaba de lançar uma importante ferramenta de consulta sobre o panorama da mão de obra no Estado do Rio Janeiro. O Mapa do Emprego Formal, produzido pelo Observatório do Trabalho da Setrab, reúne dados, a partir de janeiro deste ano, segmentados por regiões, municípios e atividade econômica, com base na análise dos dados do Novo Caged, divulgados mensalmente pelo Ministério da Economia.

Com informações das oito regiões fluminenses – conforme a organização regional definida pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) –, o Mapa do Emprego Formal tem por objetivo colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas mais precisas para geração de emprego e renda. A ferramenta mostra dados das vocações empregatícias e evoluções do emprego formal dos 92 municípios do estado. 

–  O Mapa do Emprego Formal vai dar mais visibilidade aos números do Caged e ajudar na formação de políticas públicas. Com ele, será possível visualizar toda evolução do modelo econômico e de empregabilidade do nosso Estado – ressalta o subsecretário Julio Saraiva, um dos idealizadores do projeto. 

Pelo mapa, é possível ter acesso, de forma interativa, a uma análise dos dados do Estado do Rio, realizada pelo Observatório do Trabalho, com destaque para as áreas de consulta e gráficos de evolução que possibilitam a observação e a distribuição dos empregos por setor de atividade.

Disponível no site da secretaria (www.rj.gov.br/secretaria/trabalho), o mapa será atualizado mensalmente em até sete dias após a divulgação dos dados gerais do novo Caged.

No primeiro trimestre do ano, entre contratações e demissões, o Rio de Janeiro registrou um saldo positivo de 28.078 postos de trabalho. Só na Região Metropolitana foram 12 mil vagas a mais. Os dados indicam ainda que o setor de Serviços foi o que mais cresceu, com 17.631 novos empregos formais, seguido da Indústria, com 6.202 postos.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca