Governo do Rio lança plano de prevenção para chuvas durante o verão

Ponto de alagamento na Rua Principal, em frente à 30ª Região Administrativa – Foto: Douglas Lopes

Governo do Rio lança plano de prevenção para chuvas durante o verão

Ação integrada entre os órgãos públicos atuará com 70 sirenes de alerta durante operações 

Por Edu Carvalho, em 15/12/2020, às 17h40
Editado por Andressa Cabral Botelho

Com o início do verão no próximo dia 21 de dezembro, um dos medos da população são as chuvas de verão, problema constante em diversas regiões do estado, assim como na cidade do Rio. Na Maré é constante ouvir de moradores que durante as pancadas de chuva algumas regiões ficam alagadas. Pensando nisso, na manhã desta terça-feira, dia 15, o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresentou um novo plano de contingência de temporais. O objetivo da ação integrada entre Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes do governo é precaver possíveis danos, dados os efeitos das chuvas nos meses iniciais do ano.

Uma das primeiras ações é o religamento das sirenes que são disparadas durante fortes chuvas, mas principalmente  as que estavam sem funcionar por, pelo menos, três anos. O estado conta hoje com 212 sirenes de alertas de risco que estão ativas e deve ter mais 70 em operação até a próxima sexta, dia 18, como parte do plano, de acordo com o Coronel Leandro Sampaio Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do RJ. São 13 as cidades do estado do Rio que estavam com sirenes inoperantes e voltam a funcionar nos seguintes municípios: Areal; Barra do Piraí; Barra Mansa; Bom Jardim; Cachoeiras de Macacu; Duque de Caxias; Magé; Nova Friburgo; Petrópolis; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti e Teresópolis.

O governador Castro destacou que o sistema de sirenes funcionará de maneira integrada com um plano que prevê a ampliação dos canais de informação. Desta forma, a população será comunicada em caso de riscos de desastres. Todas as informações serão enviadas por Whatsapp, Telegram e SMS. Um site, lançado exclusivamente para o plano de contingência, também detalha as ações da Defesa Civil e conta com informações meteorológicas atualizadas. 

No site também é possível acessar uma lista de locais que servirão de abrigo às pessoas que possam vir a ficar desabrigadas, além de informar pontos de doação e hospitais de base durante as chuvas. Além disso, o governo anunciou a compra de kits de alimentação e salvamento para os possíveis desabrigados, incluindo água, produtos de limpeza, colchões e botes.

Canais de contato para informações sobre emergências:

WhatsApp: Basta enviar mensagem para (21) 98596-9152 e seguir as instruções.
Telegram: A adesão é feita por meio do link: t.me/monitoramentocemadenrj.
SMS: É preciso mandar o número do CEP para 40199
Site: www.contingenciaverao.rj.gov.br

Andressa Cabral Botelho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *