Homenagem à Marielle Franco reúne lideranças negras no Museu do Amanhã

Data:

Racismo, machismo, invisibilidade e resistência movem as mulheres pretas para a política

Em 18/11/2018 – Por Jéssica Pires

O território de partilha “Uma flor rompe o asfalto: mulheres que fazem História na política. Uma homenagem à Marielle Franco” reuniu Benedita da Silva, primeira mulher negra eleita senadora no Brasil; Talíria Petrone, professora e deputada federal; Edna Adan Ismail, ativista, fundadora e diretora do Hospital Maternidade Edna Adan Ismail (Somália); e Tainá de Paula, arquiteta, urbanista e ativista feminista, no último dia do Festival Mulheres do Mundo.

A mesa, que lotou o auditório do Museu do Amanhã, apresentou os desafios que as poucas representantes mulheres, sobretudo as pretas, vêm enfrentando na política. Falou-se sobre um movimento de mobilização dessas mulheres pleiteando representatividade na política do Brasil, após a execução da ativista e vereadora Marielle Franco. Um movimento difícil, solitário e de medo, segundo Talíria Petrone, que foi eleita vereadora em Niterói no mesmo ano que Marielle.

As quatro representantes, mediadas por Eliana Silva, fundadora da Redes da Maré, falaram sobre raça, indignação, representatividade, poder, lutas identitárias, participação política e, sobretudo, o papel e a importância da tarefa delas pela busca de garantia de direitos dos que são maioria nos índices (sobretudo de mortalidade) e minoria nos cargos públicos.

[vc_media_grid grid_id=”vc_gid:1542564200881-0837b9a9-b4b6-2″ include=”39082,39083,39084,39085″]

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Invasão de domicílio foi a violação mais registrada durante operações policiais em 2023, mostra levantamento

'Tudo o que conquistei com muito suor foi destruído', testemunho retrata parte dos dados sobre operações policiais de 2023, disponíveis  no 8° Boletim Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça na Maré

A luta pelo saneamento e os esforços para restaurar o ecossistema mareense

Nos anos 1980, foram aterrados cerca de 256 hectares no entorno da baía, deslocando assim toda a orla original e reduzindo o canal entre a Maré e a Ilha do Fundão | Foto: Felipe Bacelar

Inscrições para o ProUni encerram nesta sexta-feira 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta neste segundo semestre cerca de 240 mil vagas em diferentes cursos por todo o país, divididas em bolsas que cobrem 100% e 50% do valor.