Jovem da Maré vence Olimpíada Carioca de Matemática e vai conhecer Disney e Nasa

Data:

Além da viagem internacional, a adolescente de 14 anos também foi premiada com um notebook; prefeito Eduardo Paes participou da entrega dos prêmios

Por Samara Oliveira, em 06/09/2022 às 11h36

“Muitas pessoas estão fazendo, eu não vou ganhar”, esse foi o primeiro pensamento da estudante Bruna da Silva, de 14 anos, ao realizar a prova da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), de 2021. A jovem moradora da Nova Holanda, na Maré, participou da competição quando estudava na Escola Municipal Clotilde Guimarães, em Ramos. Esse ano mudou para uma nova escola, sem grandes expectativas do resultado. Mas a notícia boa chegaria pouco tempo depois.

Participaram da OCM 200 mil alunos do 2º e 9º ano do Ensino Fundamental e Fundamental II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Através de uma ligação, Ana Ornellas, ex-professora de Bruna, foi a responsável por contar a novidade: ela tinha sido uma das jovens vencedoras da disputa. Com isso, a mareense conquistou uma viagem internacional para a Disney e para a Agência Espacial estadunidense (Nasa), além de ganhar um notebook. 

“Quando minha professora me ligou pra dar a notícia que eu tinha ganhado a olimpíada eu comecei a pular de alegria. Logo eu liguei para minha mãe, ela ficou tão feliz quanto eu. Cheguei no trabalho dela todo mundo já estava sabendo porque ela espalhou pra todo mundo”, relembra, alegre. 

Jessica da Silva, mãe da adolescente, celebrou muito a notícia: “Fico muito feliz e orgulhosa. Ela é uma menina dedicada e fala que vai fazer de tudo para mudar a nossa vida, que vai ser o orgulho da família”.

Ao todo, foram 291 alunos vencedores e os dez primeiros estudantes do 2º ao 9º ano também foram premiados com um curso de programação, cedido pela Codebuddy, e de inglês, no Edify Education. Foram distribuídas ainda medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.

Bruna entre a mãe Jessica da Silva e a professora Ana Ornellas durante entrega dos prêmios | Foto: Arquivo pessoal
Bruna entre a mãe Jessica da Silva e a professora Ana Ornellas durante entrega dos prêmios | Foto: Arquivo pessoal

Em agosto, ocorreu a cerimônia de entrega dos notebooks no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, para os alunos vencedores. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Educação.

A segunda edição da Olimpíada Carioca de Matemática já está em andamento nas unidades escolares com a primeira fase concluída em junho, e o encerramento da segunda fase previsto para outubro.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca