Jovem da Maré vence Olimpíada Carioca de Matemática e vai conhecer Disney e Nasa

Data:

Além da viagem internacional, a adolescente de 14 anos também foi premiada com um notebook; prefeito Eduardo Paes participou da entrega dos prêmios

Por Samara Oliveira, em 06/09/2022 às 11h36

“Muitas pessoas estão fazendo, eu não vou ganhar”, esse foi o primeiro pensamento da estudante Bruna da Silva, de 14 anos, ao realizar a prova da 1ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), de 2021. A jovem moradora da Nova Holanda, na Maré, participou da competição quando estudava na Escola Municipal Clotilde Guimarães, em Ramos. Esse ano mudou para uma nova escola, sem grandes expectativas do resultado. Mas a notícia boa chegaria pouco tempo depois.

Participaram da OCM 200 mil alunos do 2º e 9º ano do Ensino Fundamental e Fundamental II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Através de uma ligação, Ana Ornellas, ex-professora de Bruna, foi a responsável por contar a novidade: ela tinha sido uma das jovens vencedoras da disputa. Com isso, a mareense conquistou uma viagem internacional para a Disney e para a Agência Espacial estadunidense (Nasa), além de ganhar um notebook. 

“Quando minha professora me ligou pra dar a notícia que eu tinha ganhado a olimpíada eu comecei a pular de alegria. Logo eu liguei para minha mãe, ela ficou tão feliz quanto eu. Cheguei no trabalho dela todo mundo já estava sabendo porque ela espalhou pra todo mundo”, relembra, alegre. 

Jessica da Silva, mãe da adolescente, celebrou muito a notícia: “Fico muito feliz e orgulhosa. Ela é uma menina dedicada e fala que vai fazer de tudo para mudar a nossa vida, que vai ser o orgulho da família”.

Ao todo, foram 291 alunos vencedores e os dez primeiros estudantes do 2º ao 9º ano também foram premiados com um curso de programação, cedido pela Codebuddy, e de inglês, no Edify Education. Foram distribuídas ainda medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes.

Bruna entre a mãe Jessica da Silva e a professora Ana Ornellas durante entrega dos prêmios | Foto: Arquivo pessoal
Bruna entre a mãe Jessica da Silva e a professora Ana Ornellas durante entrega dos prêmios | Foto: Arquivo pessoal

Em agosto, ocorreu a cerimônia de entrega dos notebooks no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, para os alunos vencedores. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Educação.

A segunda edição da Olimpíada Carioca de Matemática já está em andamento nas unidades escolares com a primeira fase concluída em junho, e o encerramento da segunda fase previsto para outubro.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Política de segurança pública do Estado não garante direitos para todos

Primeiro dia do II Congresso Falando Sobre Segurança Pública na Maré pauta a violência histórica sofrida pelas pessoas negras e de favelas como resultado das políticas de segurança pública do Rio.

Jovens negros e de favelas na COP28

Kamila Camillo, fotógrafa popular, ativista social e comunicadora, moradora da Maré; Raull Santiago, ativista social do CPX do Alemão e confundador do Coletivo Papo Reto; Thuane Nascimento, diretora executiva do PerifaConnection e Gabriela Santos, geógrafa e ativista social do CPX do Alemão estão na COP28.

Semana dos Direitos Humanos da Maré tem diálogo com crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes mareenses se reúnem para troca de experiências e reflexões sobre segurança pública

Série “Amar É Para Os Fortes” será exibida gratuitamente na Maré

Série sobre violência das operações policiais em favelas será exibida na Maré nesta quarta (05)