Artigo é assinado por mais de 20 representantes
Por Edu Carvalho, em 30/03/2021 às 11h
Em publicação conjunta feita hoje, 30/3, a Organização Mundial de Saúde, a OMS, e mais 25 chefes de Estado assinaram um tratado proposto pela União Europeia para auxiliar países em futuras emergências de saúde, como uma possível pandemia. ‘’A preparação para uma pandemia precisa de liderança global para um sistema de saúde global adequado para este milênio. Para tornar este compromisso uma realidade, devemos nos pautar pela solidariedade, justiça, transparência, inclusão e equidade’’, diz a carta.
O Brasil não assinou o acordo até o momento, junto dos Estados Unidos, Rússia e China.
Os objetivos e mecanismos do documento ainda podem ser alterados, mas para a OMS, alguns pontos são cruciais, tais como: garantia de medicamentos, vacinas e testes para todos os países; o compartilhamento de informações científicas, incluindo a descoberta de novos vírus; e o estabelecimento de sistemas comuns para a prevenção e emergência em saúde.
Para ler mais, clique aqui.
Prefeitos no Brasil publicam vídeo pedindo união para combater a pandemia
Gestores de oito capitais no país publicaram ontem, 29/3, um vídeo em que pedem ajuda internacional no combate a covid-19 no Brasil. A peça foi coordenada pela Frente Nacional de Prefeitos, a FNP, tem legenda em inglês e deve ser divulgada no exterior. No chamado, os representantes pedem apoio para conseguirem vacinas, leitos, oxigênio, testagem gratuita e apoio às populações vulneráveis.
Além do presidente da FNP, Jonas Donizette (PSB), os prefeitos presentes são:
Eduardo Paes (DEM), do Rio de Janeiro (RJ); Gean Loureiro (DEM), de Florianópolis (SC); Bruno Reis (DEM), de Salvador (BA); Edmilson Rodrigues (Psol), de Belém (PA); José Sarto (PDT), de Fortaleza (CE); Edvaldo Nogueira (PDT), de Aracaju (SE); Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru (PE); e Paula Mascarenhas (PSDB), de Pelotas (RS).
Os prefeitos afirmam que estão fazendo ações para combater a pandemia, mas que o Brasil chegou em uma fase crítica. Veja abaixo: