O encontro prevê o debate da produção de jornalismo nas favelas do Rio, Bahia e Espírito Santo
Em tempos de tantas questões sociais e ataques à liberdade de imprensa e à democracia, o Rio de Janeiro vai sediar a primeira edição da Conferência de Jornalismo Comunitário que acontecerá entre 30 de novembro e 1 de dezembro para jornalistas convidados.
Cerca de 20 jornalistas de favelas do Rio, Bahia e Espírito Santo irão discutir sobre os novos rumos do jornalismo comunitário, participar de atividades e assistir painéis sobre sustentabilidade da mídia, geração de dados, representatividade no território entre outros assuntos. As escolhas dos temas são resultados de diálogos realizados com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro nos últimos 10 anos.
O evento é realizado pelo Fala Roça e o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com apoio institucional da Agência de Redes para Juventude.
“Queremos mostrar a importância de fortalecer o jornalismo comunitário em diversos territórios e acreditamos que a conferência vai construir redes e permitir trocas de conhecimentos entre os grupos”, explica Michel Silva, um dos coordenadores institucionais do Fala Roça.