Maré de Notícias reafirma compromisso com população LGBTQIAP+

Data:

Projeto Cores Marés irá fortalecer a produção de narrativas LGBTQIAP+ do jornal

Na última sexta-feira (9/6), aconteceu no Maré de Notícias, o primeiro encontro formativo presencial do Cores Maré, um projeto do Maré de Notícias que tem como objetivo promover a construção de novas narrativas sobre a população LGBTQIAP+ do Conjunto de Favelas da Maré.

O tema do primeiro encontro foi Comunicação e Produção de Dados LGBTQIAP+, comandado por Quitta Pinheiro. Travesti, comunicadora, social media e produtora de conteúdo, Quitta relembrou o compromisso dos jornalistas com o código de ética que, segundo ela “é dever do/da jornalista opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, (bem como) defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos; e ainda combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.”

Os quatro alunos que participam da formação são moradores da Maré e pessoas LGBTQIAP+ que em conjunto com a equipe do Maré de Notícias reafirmam o compromisso de uma comunicação que abrigue as demandas de quem vive as mazelas de não ser um corpo cis hetero. No entanto, para além disso, foi debatido o desafio de falar dessas questões de maneira leve, humanizada, respeitosa.

Leia também

“Muito feliz de contribuir com essa construção sobre a população LGBTQIA+. Saber ‘como’ comunicar e informar a pauta, é ter cuidado para manter nossos corpos seguros, rumo ao futuro de direitos garantidos”, afirmou Quitta no Instagram.

Os próximos encontros vão se debruçar sobre políticas LGBTQIAP+, memória LGBTQIAP+, Memória e Favela, Movimentos Bi e Lésbicos na Maré. Durante as formações, os alunos também irão produzir conteúdos para o site Maré Online e mapear possíveis pautas.

O projeto “Cores Marés: qual é a cara da população LGBTQIA+ do maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro?” é apoiado pelo Fundo Positivo e a Redes da Maré.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Lua Brainer entrelaça caminhos de transformações na Maré   

Educadora na Casa das Mulheres, finalizando sua formação em Teoria da Dança pela EEFD/UFRJ e principal gestora do projeto “Ballroom in Maré”, Lua vive, desde muito nova, em processo de transformação

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!