Maré de Sabores lança livro com afeto da cozinha da Maré direto para a sua

Data:

O livro celebra a força das mulheres e o poder da gastronomia como ferramenta de transformação social

O Maré de Sabores lançou um livro. É isso mesmo! As receitas deliciosas do coletivo agora podem estar na sua casa. O Maré de Sabores, idealizado pela Redes da Maré e Casa das Mulheres da Maré, ao longo de 13 anos conquistou o mareense com histórias inspiradoras, afeto, autonomia e empoderamento feminino através da culinária. E para comemorar com chave de ouro, o livro Maré de Sabores – Gastronomia situada em Favela Carioca chegou com tudo.

O livro contém diversas receitas autorais desenvolvidas no projeto, além da história por trás do buffet, dos cursos, a relação com o território da Maré e as vivências emocionantes de mulheres que fazem parte deste crescimento.

O projeto

Através de cursos profissionalizantes em gastronomia, gênero e cidadania, empreendedorismo e marketing, o projeto abre portas para novas oportunidades e promove a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. 

Ao longo de 13 anos de atuação, o Maré de Sabores coleciona números que traduzem em impacto real a transformação promovida na vida das mulheres:

  • Mais de 1.000 eventos realizados, levando a gastronomia da Maré para diversos cantos do Rio de Janeiro.
  • Mais de 1.200 mulheres qualificadas em gastronomia, abrindo portas para novas oportunidades profissionais.
  • Mais de 120 mil refeições entregues à comunidade, especialmente durante a pandemia, combatendo a fome e a insegurança alimentar.
  • Mais de 300 mulheres impactadas com geração de trabalho e renda, construindo autonomia financeira e autoestima.

Em 2023, o Maré de Sabores seguiu colhendo frutos. Mais de 80 mulheres acessaram o curso básico de gastronomia, com 62 delas recebendo a certificação.

  • 44 mulheres participaram da formação em merendeira, com 32 recebendo certificação.
  • 20 mulheres embarcaram no curso de cervejeiras, todas concluindo com certificação.

Vidas transformadas

Uma das mulheres impactadas pelo projeto é Lívia Barros, 37 anos. Vinda da Bahia para morar na Maré em 2001, ela conta que os irmãos dividiam as tarefas e ela ficava responsável pelo preparo da comida. Mas sua relação com a cozinha mudou completamente quando iniciou o curso do Maré de Sabores: Em 2010, uma amiga da igreja me contou que no trabalho dela oferecia curso de gastronomia, e me apresentou a Redes da Maré e o Maré de Sabores. Assim eu comecei a fazer o curso de gastronomia. […] O Maré de Sabores me proporcionou independência financeira, autoconhecimento e confiança na minha capacidade de realizar grandes coisas”, diz. 

A cozinheira reflete sobre sua jornada no Maré de Sabores: “Ao longo desses doze anos, enriqueci meus conhecimentos e ganhei mais espaço no Buffet. O projeto cresceu e conquistou seu próprio espaço, a Casa das Mulheres da Maré. Tenho muito orgulho de ter acompanhado e fazer parte desse crescimento”, conta.

Adquirir o livro da Maré de Sabores ou contratar os serviços do buffet não é apenas saborear pratos deliciosos, é investir na construção de um futuro mais justo e saboroso para as mulheres da Maré.

Para adquirir, acesse: https://msabores.wixsite.com/mare-de-sabores/

Os recursos obtidos garantem sustentabilidade para as ações do Projeto Maré de Sabores possibilitando que mais mulheres sejam qualificadas em gastronomia de modo a prover a melhoria de suas qualidade de vida.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”