Maré recebe aula aberta sobre o tema “O que é Justiça”

Data:

Aula foi conduzida pela defensora pública Maria Júlia Miranda e a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello

A aula promovida pelo Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré recebeu a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello e a defensora pública Maria Júlia Miranda para dividirem com os participantes reflexões sobre o tema.

Kátia iniciou a aula falando sobre as dimensões, conceitos e história da justiça no Brasil e no mundo. O organograma do Judiciário também foi um dos elementos que Kátia compartilhou na aula. Maria Júlia, defensora pública há 18 anos e coordenadora do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública, falou sobre a organização. A Defensoria Publica tem hoje 768 defensores e é a mais antiga e consolidada Defensoria do Brasil. Maria Júlia falou ainda sobre as áreas de atuação da defensoria, inclusive, sobre o Circuito de Favelas por Direitos.

A aula terminou com perguntas sobre questões atuais e a construção histórica da justiça e do judiciário, sob o olhar do território da favela. Tecedores da Redes da Maré, parceiros e participantes de outras organizações locais estiveram presentes na primeira aula aberta, de uma série que acontecerão mensalmente até o fim do ano sobre o tema.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?