Maré recebe aula aberta sobre o tema “O que é Justiça”

Data:

Aula foi conduzida pela defensora pública Maria Júlia Miranda e a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello

A aula promovida pelo Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré recebeu a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello e a defensora pública Maria Júlia Miranda para dividirem com os participantes reflexões sobre o tema.

Kátia iniciou a aula falando sobre as dimensões, conceitos e história da justiça no Brasil e no mundo. O organograma do Judiciário também foi um dos elementos que Kátia compartilhou na aula. Maria Júlia, defensora pública há 18 anos e coordenadora do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública, falou sobre a organização. A Defensoria Publica tem hoje 768 defensores e é a mais antiga e consolidada Defensoria do Brasil. Maria Júlia falou ainda sobre as áreas de atuação da defensoria, inclusive, sobre o Circuito de Favelas por Direitos.

A aula terminou com perguntas sobre questões atuais e a construção histórica da justiça e do judiciário, sob o olhar do território da favela. Tecedores da Redes da Maré, parceiros e participantes de outras organizações locais estiveram presentes na primeira aula aberta, de uma série que acontecerão mensalmente até o fim do ano sobre o tema.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Semana dos Direitos Humanos na Maré começa nesta segunda (4), confira programação

Segundo ano Semana dos Direitos Humanos terá 6 dias de atividades

Encerramento do Festival Comida de Favela acontece neste sábado (2)

Entre maio e junho de 2023, 110 bares e restaurantes se inscreveram para a primeira fase do festival que selecionou 17 participantes que receberam votos populares e de juris durante o mês de novembro.

Pesquisa Respira Maré avalia urgência de políticas públicas para redução de riscos climáticos

Pesquisa Respira Maré apresenta diagnóstico do ar e a presença de ilhas de calor no território.

Até quando as violações de direitos na Maré serão naturalizadas?

27ª operação policial na Maré em 2023 tem abuso de poder e aulas canceladas