Maré recebe aula aberta sobre o tema “O que é Justiça”

Data:

Aula foi conduzida pela defensora pública Maria Júlia Miranda e a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello

A aula promovida pelo Eixo de Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré recebeu a antropóloga e pesquisadora Kátia Mello e a defensora pública Maria Júlia Miranda para dividirem com os participantes reflexões sobre o tema.

Kátia iniciou a aula falando sobre as dimensões, conceitos e história da justiça no Brasil e no mundo. O organograma do Judiciário também foi um dos elementos que Kátia compartilhou na aula. Maria Júlia, defensora pública há 18 anos e coordenadora do Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria Pública, falou sobre a organização. A Defensoria Publica tem hoje 768 defensores e é a mais antiga e consolidada Defensoria do Brasil. Maria Júlia falou ainda sobre as áreas de atuação da defensoria, inclusive, sobre o Circuito de Favelas por Direitos.

A aula terminou com perguntas sobre questões atuais e a construção histórica da justiça e do judiciário, sob o olhar do território da favela. Tecedores da Redes da Maré, parceiros e participantes de outras organizações locais estiveram presentes na primeira aula aberta, de uma série que acontecerão mensalmente até o fim do ano sobre o tema.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico

Mulheres negras são maioria da Maré e criam estratégias de combate às violências

Dia de celebrar a Mulher Negra e refletir sobre essas mulheres que formam a maioria da população de favelas e são as mais impactadas pelas violências, mas criam estratégias coletivas de enfrentamento aos abusos sofridos e são rede de apoio umas das outras.

Residência da Movimentos abre inscrições para jovens da Maré

A Residência Movimentos está com inscrições abertas até dia 29 de julho para jovens que desejam se capacitar e se envolver em ações de impacto social e territorial. A iniciativa oferece uma formação completa e bolsa-auxílio para os selecionados.