Ministro visitou instituição com projeto voltado à tecnologia e instalações de antenas para telefonia móvel
O Ministro da Comunicação Juscelino Junior realizou nesta segunda-feira (28) uma visita à sede da AfroGames, projeto do AfroReggae, localizado na Nova Holanda. O objetivo foi conhecer a iniciativa que oferece formação tecnológica e também visitar as instalações de antenas de telefonia na favela.
O Ministério da Comunicação é responsável por fomentar o desenvolvimento tecnológico e regular o setor de telecomunicações do país, abrangendo serviços como telefonia e tecnologia digital.
Durante seu discurso diante da imprensa, o ministro expressou gratidão pela oportunidade de conhecer o espaço e elogiou o trabalho realizado para atendimento aos jovens. Juscelino destacou que projetos como a AfroGames têm o poder de transformar vidas e ressaltou a importância de iniciativas como essa para os jovens.
Alcance de rede de telefonia móvel
Após a fala, o ministro prosseguiu com a visita, dirigindo-se para o locais de instalações das antenas realizada pela IHS Tower, empresa parceira do AfroReggae. Na região da Maré, a conectividade enfrenta desafios significativos, o que viabilizou a existência da parceria, que visa melhorar a cobertura da rede de telefonia móvel na área.
As antenas instaladas na Maré oferecem sinal de telefonia 4G. No entanto, as operadoras de telefonia têm planos de utilizar essas instalações para aprimorar o acesso à internet na região por meio da implementação do 5G.
“É com o apoio das empresas e das operadoras que vamos tornar o 5G de fato para todos. O presidente Lula tem determinado que a gente chegue para todos e a gente faça dessa conectividade instrumento de transformação na vida das pessoas.” pontua.
Conectividade nas escolas
Além da visita ao Afro Games e as antenas, o ministro também oficializou a entrega de cerca de 100 computadores em escolas da região. A entrega dos equipamentos faz parte do Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações.
A visita do ministro foi acompanhada por representantes das escolas beneficiadas, entre elas a Escola Nova Holanda. A diretora Renata Ramos contou que os computadores foram instalados no final de semana e que “Vai ser muito bom para melhorar o acesso das crianças [a internet] e melhorar o desempenho delas.” comenta.