Mobilização da Maré realiza sopão e coleta de roupas e calçados

Mobilização da Maré realiza sopão e coleta de roupas e calçados

Moradores da Maré se unem em prol de pessoas em situação de rua e quem sofre em decorrência de enchentes

Por Hélio Euclides, em 10/01/2022 às 15h50.

De um lado, uma população de rua que aumenta a cada dia. Do outro lado, desabrigados de enchentes que devastaram cidades da Bahia. São inúmeras pessoas que necessitam do básico, como água potável, comida e vestuário. Com a ausência do poder público, dezenas de ações da sociedade são organizadas como forma de solidariedade e minimizar o sofrimento dessas famílias.

Na Maré, Alberto Araújo Duarte, conhecido como Beto, cabeleireiro e representante do Movimento LGBTQI+, realiza a coleta de alimentos para a realização de um sopão que é distribuído para moradores de rua da cidade. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que a população em situação de rua cresceu 140% a partir de 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março de 2020. Com a pandemia, esse número aumentou.

Outra situação de pessoas em situação de vulnerabilidade são as que sofreram com as chuvas que caíram no estado da Bahia. Segundo balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 32.737 pessoas ficaram desabrigadas. No total, foram 153 municípios atingidos, o que casou o resultado de 57.531 desalojados, que são as pessoas que também perderam os imóveis, mas foram alocadas em casas de familiares ou amigos. Com a decisão de ajudar de alguma forma essas pessoas, Beto transformou seu salão de cabeleireiro na Vila do João em ponto de recebimento de doações.

“Eu tenho esse movimento de solidariedade há 14 anos. Com a pandemia, tomei a iniciativa há mais de um ano o sopão para pessoas em situação de rua. Estamos recebendo doações de legumes de um mercado e clientes do cabeleireiro, e ossos de um açougue. Toda segunda-feira tem o sopão e agora a coleta de material para o envio aos desabrigados da Bahia”, diz. Toda as doações serão entregues ao Corpo de Bombeiros.

Quem desejar realizar as doações de itens, como cobertores, roupas e calçados, pode entregar na Rua Dezoito, número 134, Vila do João. Beto e sua equipe também realiza a coleta na casa do doador. Para agendar, é só ligar para (21) 99283-8497.

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Hélio Euclides

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.