#VacinaMaré: mobilização para 2ª dose da vacina começa na Maré

#VacinaMaré: mobilização para 2ª dose da vacina começa na Maré

Mobilizadores, moradores e colaboradores da Redes da Maré informam sobre vacinação

Por Daniele Moura em 11/10/2021 às 17h. Editado por Edu Carvalho

Dando sequência a mobilização feita para a primeira dose da vacina entre a última semana de julho e a primeira de agosto, o território da Maré ficará mais agitado nos próximos dias. O mutirão para a segunda dose da imunização começa dia 14 (quinta-feira) e vai até sábado, 16/10, mas agentes de comunicação já estão nas ruas. Mesmo sob chuva, articuladores da ONG Redes da Maré percorreram as 16 favelas colando cartazes, entregando flyers e enfatizando para que a população compareça às unidades de saúde nas datas de acordo com as faixas etárias (veja abaixo na imagem, de acordo com a idade).

A campanha #VacinaMaré – 2ª Dose acontece a partir de uma grande integração entre Estado e sociedade civil. Fazem parte da iniciativa a Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, SAS Brasil, Redes da Maré, Conexão Saúde e PUC-Rio.

A vacinação em massa da Maré faz parte de estudo da (Fiocruz) para avaliar a efetividade da vacina AstraZeneca, monitorar possíveis variantes, além da contaminação de vacinados. A ação antecipará o retorno dos moradores vacinados com a primeira dose às unidades de saúde para que completem o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose. Por isso, embora na carteira de vacinação possa constar outra data, moradores que já tenham sido vacinados com a primeira dose há pelo menos dez semanas estão aptos a tomar a segunda dose. 

Dados do boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona mostram que a taxa de letalidade por Covid-19 na Maré é quase metade da taxa do município do Rio de Janeiro. De todas as pessoas infectadas pela doença na Maré, desde o início da pandemia, 4% faleceram. Na cidade do Rio, este percentual ficou em 7%.

A Maré, por meio do projeto Conexão Saúde – De Olho na Covid oferece de graça, testagem, telessaúde e apoio no isolamento domiciliar para pessoas infecatdas pela covid. 

O estudo liderado pela Fiocruz, acompanhará até janeiro de 2022, os efeitos da vacina em duas mil famílias da Maré, cerca de 8 mil pessoas. Desde a primeira fase da #VacinaMaré, moradores estão sendo chamados a participar voluntariamente do estudo, assinando um termo de consentimento e se comprometendo a notificar os pesquisadores sobre sintomas e possíveis contaminações pela doença. Nos dias da segunda dose, haverá pontos para seleção e inscrição de moradores da Maré que se interessem em participar.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal Osmar Paiva Camelo e a Escola Municipal IV Centenário serão pontos de vacinação no primeiro dia do #VacinaMaré.

Além das escolas, as unidades de saúde e as associações de moradores ser]ao pontos de vacinação.

Todos os moradores a partir de 18 anos, que receberam a primeira dose no #VacinaMaré, em julho, ou depois, até 4 de agosto, poderão receber a segunda dose da vacina .

Confira os locais de vacinação:

Clínica da Família Adib Jatene • Via B Um, 589-501 – Maré
Clínica da Família Augusto Boal • Av. Guilherme Maxwell, 901 – Baixa do Sapateiro
Clínica da Família Américo Veloso • Rua Gerson Ferreira, 100 – Praia de Ramos
Clínica da Família Diniz Batista dos Santos • Av. Brg. Trompowski, SN – Maré
Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva • R. Teixeira Ribeiro – Maré
Centro Municipal de Saúde Vila do João • R. Dezessete, s/n – Maré
Centro Municipal de Saúde João Cândido • Av. Lobo Junior, 83 – Penha Circular
Associação de Moradores Morro do Timbau
Associação de Moradores da Vila do João
Associação de Moradores Marcílio Dias
Associação de Moradores Rubens Vaz
Associação de Moradores Parque União
Associação de Moradores da Vila dos Pinheiros
Associação de Moradores Roquette

É preciso ter cadastro em uma unidade de saúde da Maré para se vacinar. É necessário fazer o pré cadastro! Veja aqui se você está cadastrado na unidade de saúde!!

Cada unidade de saúde atende uma região específica, procure ir na mais próxima de você. Caso tenha dúvidas procure um agente de saúde comunitário. Seus vizinhos ou familiares podem ter o contato de whatsapp do agente que atende sua rua ou região.

Para mais informações, acesse: https://www.vacinamare.org.br/

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Daniele Moura

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.