Moradora da Maré que precisava de consulta hoje aguarda por cirurgia

Data:

Recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que suspendam cirurgias que não sejam emergenciais durante a pandemia

Por Hélio Euclides, em 12/04/2021 às 8h
Editado por Andressa Cabral Botelho

O Maré de Notícias mostrou a via-crúcis da idosa Zenilda Acioli, moradora do Morro do Timbau de 80 anos, que precisa realizar uma hernioplastia inguinal/crural unilateral pelo Sistema Único de Saúde. Há dois anos que a idosa está na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) aguardando pela operação. Após a matéria expondo o caso, ela conseguiu ser consultada no Hospital Municipal de Piedade no dia 04 de março. Agora, é para que os exames para a operação não percam a validade antes da cirurgia. 

Ana Paula Acioli é filha de dona Zenilda e sofre com a situação da mãe. “Tenho que correr contra o tempo, pois os exames de risco cirúrgico vencem no dia 08 de maio. Está muito difícil, ela se trata há mais de dois anos no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e não a operam. Agora justificam que há risco de contrair o vírus do covid-19 no hospital”, diz Ana. A família da idosa entrou na justiça e conseguiu uma liminar, que antecipou uma consulta e exames. O problema é que nem com a pressão dona Zenilda consegue uma operação no HFB. 

“A coordenadora da ginecologia geral do HFB deixou bem claro que não podia deixar minha mãe onde tem 80% de pacientes com coronavírus. Ela falou que o hospital vai fechar, por isso não pode deixar minha mãe lá. Indicou procurar outro hospital para a cirurgia”, conta Acioli. Ela acredita que será necessária ajuda da justiça pela segunda vez. “O próximo passo é obter uma liminar na Defensoria Pública para conseguir uma vaga para a internação e cirurgia no prédio da maternidade do HFB”, conclui.

A direção do Hospital Municipal da Piedade informou que a paciente Zenilda passou por consulta no último dia 22 de março e que, na ocasião, foi solicitada a realização de exame de imagem. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que, por conta do enfrentamento à pandemia da covid-19, temporariamente, cirurgias eletivas para incontinência urinária, como a da paciente Zenilda, foram adiadas. Até o fechamento da matéria o HFB não tinha respondido os questionamentos. 

DE OLHO!: Familiares de idosa moradora da Maré pedem socorro para realização de operação

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por que a ADPF DAS favelas não pode acabar

A ADPF 635, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), é um importante instrumento jurídico para garantir os direitos previstos na Constituição e tem como principal objetivo a redução da letalidade policial.

Redução da escala 6×1: um impacto social urgente nas Favelas

O debate sobre a escala 6x1 ganhou força nas redes sociais nas últimas semanas, impulsionado pela apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe a eliminação desse regime de trabalho.