Artistas mareenses participam da exposição do Museu das Favelas de São Paulo

Data:

Com representação mareense, o projeto tem ao todo vinte artistas, cinco de cada estado com obras expostas

A exposição itinerante Favela em Fluxo realizada pelo Museu das Favelas, tem a participação de artistas mareenses. Durante o ano será exposta em quatro estados brasileiros e em breve chegará à Maré.

A mostra é um trabalho realizado pelo museu sediado em São Paulo para difundir os olhares favelados pelo território nacional. Cria da Maré, Gaell Affonso, de 27 anos, faz parte dos artistas representantes do Rio de Janeiro com a pintura Banho de Sol que compõe a exposiçãoA artista conta que a obra retrata as experiências de afeto e culturais das lajes nas favelas cariocas. Sobre a exposição comenta:

“Para mim é uma experiência muito boa dividir, o meu olhar quanto uma bicha não-binária favelada carioca, mareense, com outras perspectivas e  corpas faveladas periféricas do Brasil.”

— Gaell Affonso artista não-binária mareense  —

Além, de Gaell, o grupo Entidade Maré, também integra a exposição. O co-idealizador do grupo, Paulo Victor Lino, de 29 anos, morador da Nova Holanda, conta que o curta-metragem do espetáculo “Noite das Estrelas” está em exibição na mostra, o espetáculo chegou a ser indicado ao prêmio Shell. Assim como Gael, ele também valoriza a oportunidade de encontro das artes faveladas de diferentes regiões do país proposta pela produção e acrescenta: “É exatamente evidenciar que favela e periferia são outras frentes para além das que são vendidas nas grandes mídias dessa relação da violência. Mas além disso, também é uma forma da gente apresentar o nosso conteúdo, o nosso trabalho, a nossa maré através do nosso olhar.”, pontua.

Representando o Rio de Janeiro participam também Jade Maria Zimbra, Albarte Junior e a funkeira Deize Tigrona. A exposição tem curadoria de Aline Bispo, José Eduardo, Leonardo Moraes e Rebecca França.

Ao todo são vinte artistas, cinco de cada estado com obras expostas, confira os nomes no site do Museu da Favela. A exposição que está em cartaz no Paço do Frevo em Recife Pernambuco até 14/07, passará ainda por Salvador, pelo Rio de Janeiro e por fim chega a São Paulo onde será exposta no Museu das Favelas. Por meio das obras os visitantes são incentivados a explorar novas culturas e expandir seu conhecimento. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Operação da Polícia Civil é marcada por intenso tiroteio e correria em três favelas da Maré

O Maré de Notícias recebeu vídeos que mostram mães correndo e procurando se proteger dos disparos abraçadas a seus filhos por causa do horário de saída do período matutino

Atleta mareense é recebida com festa no Parque União 

A atleta do Maré Top Team Júlia Freire de 13 anos, voltou para a Maré, nesta segunda-feira (17) após conquistar duas medalhas, ouro na Guatemala e prata em El Salvador

Edital para apoiar músicos da Maré prorroga inscrições; veja como participar

Com o objetivo de profissionalizar e incentivar a produção musical no território, a 2ª edição do projeto irá fornecer uma bolsa de incentivo para os selecionados