Navezinha Carioca da Maré é inaugurada no Instituto Vida Real

Data:

Uma versão menor das Naves do conhecimento com foco na democratização do acesso à tecnologia 

Na última terça-feira (26), o Instituto Vida Real em parceria com o UniPeriferias e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SMCT) do Município do Rio, inaugurou a “Navezinha Carioca”. Uma proposta que busca  proporcionar inclusão digital.  O Rio de Janeiro tem 9 naves do conhecimento localizadas na Zona Norte e Oeste da cidade, agora passa a contar com mais cinco unidades em uma versão menor.

O Instituto Vida Real é uma iniciativa voltada para o apoio na educação de crianças e adolescentes com aulas de reforço, música, fotografia e tecnologia. Para Márcio Vitor, de 18 anos, aluno no Instituto Vida Real, a Navezinha será uma boa experiência. “Isso não vai só nos divertir aqui mas vai trazer outros jovens da comunidade para aprender junto com a gente”, afirma. 

O coordenador educacional do Instituto Vida Real, Arthur Pedro conta que a democratização do acesso a tecnologia sempre foi uma preocupação da fundação.  “No início o Vida Real tinha duas salas, uma de informática e outra de reforço escolar”, pontua.

Além da Navezinha Carioca Maré, existem unidades na quadra da Mangueira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio das Pedras e Rocinha. O coordenador geral da Navezinha Carioca, Alberto Aleixo explica que a parceria para coordenar estas cinco unidades da Navezinha se deu a partir de um edital promovido pela secretaria de tecnologia e além de ensinar a programação, uso de drones o espaço atenderá todos os públicos. “A Navezinha do Conhecimento é um espaço que propõe ensinar as linguagens da tecnologia, desde o letramento na informática, e tem muita procura da população da terceira idade para mexer nas redes sociais” pontua.

A secretária municipal de ciência e tecnologia do Rio, Tatiana Roque, explica que a Navezinha é a ideia inicial para atender a demanda de tecnologia. “Hoje a tecnologia está em tudo, a questão é o que vamos fazer com isso. O que a gente precisa fazer para entrar nesse mundo novo [das tecnologias] é se qualificar, ter as ferramentas e se empoderar para que a gente tenha novas oportunidades “, finaliza.

O Instituto Vida Real tem sede localizada na Rua Teixeira Ribeiro, 904, por trás da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, Maré. O horário de funcionamento é das 9h às 16h.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca