Nova Carteira Nacional de Identidade: saiba como tirar e o que mudou

Data:

Apesar de ser recomendado solicitar o novo documento o quanto antes, o RG só perde a validade em 2032

O Detran-RJ iniciou a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), que substituirá o antigo RG. Apesar de ser recomendado solicitar o novo documento o quanto antes, o RG só perde a validade em 2032. Entenda mais abaixo.

A Carteira de Identidade Nacional segue a Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula (PT), que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos. A nova carteira passa a ser obrigatória a partir de 28 de fevereiro 2032 quando a antiga deixará de ser válido.

Para solicitar a CNI, é necessário agendar um atendimento no site do Detran-RJ e comparecer ao posto escolhido com a certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. A emissão do novo documento é gratuita.

O que mudou?

A CNI possui recursos de segurança avançados, como QR Code, que permite a verificação de autenticidade. O objetivo da nova identidade é simplificar a vida do cidadão, reduzindo a quantidade de documentos que precisa portar. Além disso, a unificação com o CPF visa minimizar fraudes e inconsistências cadastrais.

O novo documento também conta com informações adicionais, como nome social e filiação, proporcionando maior inclusão e reconhecimento da diversidade. 

Informações opcionais

Segundo o site do Detran RJ, outras informações opcionais podem constar na carteira. Basta apenas que o requerente apresente o documento original ou cópia autenticada da lista abaixo: 

  • CPF;
  • PIS – Programa de Integração Social ou PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público ou NIS – Número de Identificação Social;
  • CNS ou SUS – Cartão Nacional de Saúde;
  • Título de Eleitor;
  • Identidade Profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado;
  • CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • CNH – Carteira Nacional de Habilitação;
  • Certificado Militar;
  • Resultado do exame laboratorial, com indicação do Tipo Sanguíneo e Fator Rh.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Pesquisa vai mostrar como é a alimentação das crianças da Maré 

Perguntas socioeconômicas sobre compra de alimentos para casa, o acesso aos alimentos, e o consumo pelas crianças serão abordados, além de medir o peso e altura da família.

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas