O colorido do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa

Idealizadores do projeto: Daniela Zabludowski, Márcio SWK, Luana Cabral. Foto: Douglas Dobby

O colorido do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa

Segunda etapa do projeto Revitaliza Graffiti busca dar mais oportunidades a moradores e artistas prejudicados pela pandemia, revitalizando comunidades do Rio de Janeiro e de outros municípios

O projeto, criado pelo artista Márcio SWK, por Luana Cabral e Daniela Zabludowski, teve início em fevereiro e une diferentes atividades de artes visuais. A ideia é estimular moradores e setores da cultura que foram prejudicados durante a pandemia de covid-19. Trinta e sete artistas já participam das ações de graffti nos municípios do Rio de Janeiro, Macaé e Cabo Frio.

Foto: Douglas Dobby

A partir de 12 de março, o grafiteiro Márcio SWK, morador do Morro dos Prazeres, convida 19 artistas para pintar um muro de mais de 60 metros de comprimento na Rua Almirante Alexandrino. Da área é possível admirar cartões postais da cidade, como o Pão de Açúcar e o Corcovado. A segunda etapa da iniciativa, chamada de Revitaliza Prazeres, pretende valorizar por meio da arte urbana, as particularidades do próprio local. Artistas como Bruno BR, Lya Alves, Renata Edaz, Akuma, Bruno Lyfe, Bruno Big, Tarm, Dolores Esos, Marcelo Ment, Does, Guilherme Memi, Bobi, Snek, Bart, AP Stelling, BiLi Gebara, Di Couto, Fins e Duim participam da intervenção.

Foto: Douglas Dobby

A primeira etapa do projeto, batizada de Barão do Graffiti, aconteceu em fevereiro deste ano. Nela, 13 artistas coloriram a quadra esportiva da Chácara, comunidade na Rua Barão de Petrópolis, entre os bairros de Santa Teresa e Rio Comprido. O grafiteiro Márcio SWK comandou a intervenção ao lado de Juliana Fervo, Lorena Deluiz, Blopa, Criz Silva, DaRa, Duim, Iogs, Kalache, Mika, Pandro, Lolly, PNG e Vinícius Carvas. Novas cores, letras e formas transformaram o espaço de lazer das crianças. Ambas as iniciativas têm apoio da lei Aldir Blanc, que prevê auxílio financeiro ao setor cultural.

“Foi muito gratificante ter iniciado esse movimento de revitalização no Rio de Janeiro em uma quadra esportiva, envolvendo mais de 30 pessoas no projeto, depois de um ano muito difícil para todos, principalmente para nós do setor cultural”, afirmam Luana Cabral, uma das idealizadoras do projeto.

“Sempre que vou graffitar o mural na entrada da comunidade onde moro minha expectativa é provocar alegria, curiosidade, elevar a autoestima de todos, moradores e passantes, além de ganharmos uma galeria a céu aberto, que estimula o surgimento de novos artistas”, explica o grafiteiro Marcio SWK sobre a nova etapa no Morro dos Prazeres.

Marcio SWK , grafitieiro
Foto: Douglas Dobby

Depois de colorir o Rio de Janeiro, o projeto irá para Macaé e Cabo Frio, pios, entre os dias 16 e 19 de março. Trechos das revitalizações serão exibidos ao vivo no Instagram @revitalizagrafitti. Além disso, quatro oficinais online de graffiti com SWK e os artistas Marcelo Ment, Bruno BR e Fins estarão disponíveis com inscrições gratuitas via Sympla, entre os dias 22 a 26 de março. Ao final do projeto será lançada uma exposição virtual das obras realizadas e um webdoc mostrando o processo de pintura.

Daniele Moura

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *