Observatório de Favelas lança edital para Mostra de Performances

Foto: Ramon Vellasco _ Observatório de Favelas

Observatório de Favelas lança edital para Mostra de Performances

Chamada pública ‘MIOLO – Mostra de Performances’ selecionará 12 artistas performers e pesquisadores/as do corpo para apresentações territoriais na Maré

Por Redação, em 13/07/2022 às 10h.

O Observatório de Favelas abre inscrições para a I Mostra de Performances MIOLO. A iniciativa vai selecionar 12 artistas performers,  coletivos/as e pesquisadores/as do corpo para apresentações que serão realizadas entre os meses de agosto e novembro, no Galpão Bela Maré e em vias públicas, ruas do entorno do espaço cultural, localizado na Favela Nova Holanda, Maré.

As inscrições estão abertas entre os dias 08 a 31 de julho e devem ser feitas através do link https://bityli.com/inscricao-miolo. Além do preenchimento do formulário, cada artista deve enviar portfólio digital ou apresentação visual do trabalho em PDF ou em vídeo para avaliação da banca examinadora. Acesse a convocatória completa em https://bityli.com/convocatoria-miolo Cada artista selecionado receberá um  cachê no valor de R$ 500,00 para o desenvolvimento do processo artístico.

Foto: Ramon Vellasco _ Observatório de Favelas

A chamada pública é direcionada para artistas de origem periférica e prioriza que a maioria das vagas seja preenchida por mulheres, pessoas negras, indígenas, PCD, pessoas trans. De acordo com o curador do Galpão Bela Maré, Jean Carlos Azuos, a proposta da Mostra de Performances MIOLO é que, além de conceitos artísticos, a programação possibilite reflexões e interações dos corpos com as ruas da Maré e seus fluxos:

Temos historicamente, através do Galpão Bela Maré, atuado com a prática de performances de formas diversas. Agora com MIOLO, esperamos que a programação transborde para as ruas, extrapole a área expositiva do espaço e se conecte ainda mais com o território em fluxo, como as vias públicas da Maré, com a Avenida Brasil, com as pessoas passantes, com o comércio”, reflete Jean Carlos Azuos.

Os selecionados farão uma visita técnica de campo junto com a curadoria no dia 18 de agosto, já as apresentações acontecerão nos dias 20 de agosto, 15 de outubro e 26 de novembro.

A Mostra de Performances MIOLO 2022 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Observatório de Favelas. Tem patrocínio da IBM, Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco, Cyrela, Colgate, MR Mineração e Smart Fit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica. Realização: Observatório de Favelas, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo.

Sobre o Galpão Bela Maré

Inaugurado em 2011, o Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, representa o projeto institucional do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, em parceria com a Produtora Automatica, na construção de um espaço alternativo dentro do cenário das artes do Rio de Janeiro metropolitano. O espaço existe com o objetivo de contribuir para a democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas.

Sobre o Observatório de Favelas

Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, mas com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, tem em andamento projetos, divididos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas. Em parcerias com universidades, organizações locais, nacionais e internacionais.

Serviço:

Inscrições Abertas para a Mostra de Performances Miolo
De 08 a 31 de julho pelo link:  https://bityli.com/inscricao-miolo
Convocatória Completa –  https://bityli.com/convocatoria-miolo 

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

mareonline

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.