Observatório de Favelas seleciona comunicadores populares

Data:

Edital concederá bolsa de R$ 700 para produção de reportagens sobre favelas e periferias

Por Observatório de Favelas, em 23/03/2022 às 07h.

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro torna público o lançamento do edital para seleção de dez comunicadores populares de todo o Brasil, ao longo do ano de 2022, para produção de reportagem  sobre a atuação de pessoas, coletivos ou organizações de seus próprios territórios. As reportagens serão publicadas no  Boletim Mensal do Observatório de Favelas: Notícias & Análises e devem levar em conta a multiplicidade de demandas e potências encontradas em favelas e periferias. 

O edital pretende  ampliar e fortalecer narrativas sobre as favelas e periferias com potencial de romper com os estereótipos socialmente construídos sobre esses territórios e seus/suas moradores/as.

Cada pessoa comunicadora selecionada receberá R$ 700 (setecentos reais) para apresentar sugestão de pauta e produção da reportagem sobre territórios populares, compartilhando memórias e saberes. O texto final deve unir resultado de pesquisa e dados sobre o tema abordado, com entrevistas com especialistas e personagens. As pessoas selecionadas deverão entregar uma reportagem, de no mínimo duas laudas, 2 ou 3  imagens para compor a reportagem + 1 vídeo curto contando sobre o processo de produção da reportagem para divulgação nas redes sociais do Observatório de Favelas.

Durante o processo, as pessoas selecionadas participarão de 03 encontros com parte da equipe de Comunicação Institucional do Observatório de Favelas para finalização da pauta e cronograma de execução;  acompanhamento e possíveis ajustes e retorno da edição final. 

De acordo com Priscila Rodrigues, coordenadora de Comunicação do Observatório de Favelas, o objetivo da iniciativa é intervir na disputa pela construção de novos imaginários sobre a cidade/ país, contribuindo para ampliação dos repertórios de representação, por meio dos quais as favelas e periferias são concebidos em diferentes âmbitos da vida social.

Critérios de Seleção: 

As pautas serão selecionadas com base nos seguintes critérios:

  1. Alinhamento com os conceitos elaborados pelo Observatório de Favelas;
  2. Diversidade de região, gênero, raça e sexualidade;
  3. Viabilidade de execução;
  4. Criatividade e ineditismo;

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo_z_80SAkekumOnCJx9NulFldpOW9C-gVHT_RkHPN7c2MYQ/viewform

O edital estará aberto para inscrição entre os meses de março e novembro de 2022 ou até completar as dez pautas selecionadas para o período. As pessoas selecionadas serão informadas por e-mail.

Contato:

Renata Oliveira

Assessora de Imprensa

Tel: 21. 99889-8184

[email protected]

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Pesquisa vai mostrar como é a alimentação das crianças da Maré 

Perguntas socioeconômicas sobre compra de alimentos para casa, o acesso aos alimentos, e o consumo pelas crianças serão abordados, além de medir o peso e altura da família.

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas