Observatório de Favelas seleciona comunicadores populares

Data:

Edital concederá bolsa de R$ 700 para produção de reportagens sobre favelas e periferias

Por Observatório de Favelas, em 23/03/2022 às 07h.

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro torna público o lançamento do edital para seleção de dez comunicadores populares de todo o Brasil, ao longo do ano de 2022, para produção de reportagem  sobre a atuação de pessoas, coletivos ou organizações de seus próprios territórios. As reportagens serão publicadas no  Boletim Mensal do Observatório de Favelas: Notícias & Análises e devem levar em conta a multiplicidade de demandas e potências encontradas em favelas e periferias. 

O edital pretende  ampliar e fortalecer narrativas sobre as favelas e periferias com potencial de romper com os estereótipos socialmente construídos sobre esses territórios e seus/suas moradores/as.

Cada pessoa comunicadora selecionada receberá R$ 700 (setecentos reais) para apresentar sugestão de pauta e produção da reportagem sobre territórios populares, compartilhando memórias e saberes. O texto final deve unir resultado de pesquisa e dados sobre o tema abordado, com entrevistas com especialistas e personagens. As pessoas selecionadas deverão entregar uma reportagem, de no mínimo duas laudas, 2 ou 3  imagens para compor a reportagem + 1 vídeo curto contando sobre o processo de produção da reportagem para divulgação nas redes sociais do Observatório de Favelas.

Durante o processo, as pessoas selecionadas participarão de 03 encontros com parte da equipe de Comunicação Institucional do Observatório de Favelas para finalização da pauta e cronograma de execução;  acompanhamento e possíveis ajustes e retorno da edição final. 

De acordo com Priscila Rodrigues, coordenadora de Comunicação do Observatório de Favelas, o objetivo da iniciativa é intervir na disputa pela construção de novos imaginários sobre a cidade/ país, contribuindo para ampliação dos repertórios de representação, por meio dos quais as favelas e periferias são concebidos em diferentes âmbitos da vida social.

Critérios de Seleção: 

As pautas serão selecionadas com base nos seguintes critérios:

  1. Alinhamento com os conceitos elaborados pelo Observatório de Favelas;
  2. Diversidade de região, gênero, raça e sexualidade;
  3. Viabilidade de execução;
  4. Criatividade e ineditismo;

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeo_z_80SAkekumOnCJx9NulFldpOW9C-gVHT_RkHPN7c2MYQ/viewform

O edital estará aberto para inscrição entre os meses de março e novembro de 2022 ou até completar as dez pautas selecionadas para o período. As pessoas selecionadas serão informadas por e-mail.

Contato:

Renata Oliveira

Assessora de Imprensa

Tel: 21. 99889-8184

[email protected]

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade