Operação da Polícia Militar na Nova Holanda em menos de duas horas deixa feridos e um morador morto

Data:

Ação começou por volta de 16h e Caveirão segue circulando na região

Por volta das 16h desta quinta-feira (10) um Caveirão da PMERJ acessou a favela Nova Holanda e segue circulando pelas ruas. Desde então são muitos os relatos, fotos e vídeos que chegam ao Maré de Notícias de intensas troca de tiros compartilhadas por moradores que lidam com mais um momento de tensão e impactos no cotidiano gerados pela ação.

Apesar da assessoria da Polícia Militar até o momento não ter enviado uma resposta oficial sobre a motivação da ação, moradores da região relatam que a ação da polícia tem relação com um suposto roubo de cargas com reféns. No entanto, o direito à segurança pública e o acesso à outros direitos fundamentais (saúde, educação, mobilidade) dos moradores diante de uma ação como esta seguem sendo violados.

Em menos de duas horas de ação já há informações de pelo menos duas pessoas feridas e uma morte. Entre elas um senhor que foi socorrido por moradores. Um adolescente que saia da escola foi agredido por agentes policiais.

Um transformador de energia também foi atingido interrompendo o fornecimento de eletricidade por um período da tarde.

O Maré de Direitos, projeto da Redes da Maré que acolhe denúncias e violações de direitos via WhatsApp está em atendimento no número (21) 99924-6462 (apenas mensagens de texto).

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Seminário de Educação na Maré acontece durante a 9ª operação policial consecutiva

O evento contou com a presença de lideranças da Maré e representantes de órgãos públicos. Além de membros da Redes da Maré, representantes do Uerê, Fiocruz, Secretaria Estadual e Municipal de Educação também compareceram.

Maré recebe seminário sobre impactos da violência armada no direito à educação

Somente no primeiro semestre letivo de 2024, esses estudantes perderam 20 dias de aulas, 10% dos dias previstos, por conta de operações policiais no território.