Operação policial cancela reinauguração de creche e fecha mais de 20 escolas na Maré

Data:

A ação da PMERJ foi iniciada antes das 6h da manhã; postos de saúde também interromperam funcionamento

Por redação

Moradores do Conjunto de Favelas da Maré foram acordados por volta das 5h40 da madrugada desta terça-feira (14) em mais uma operação policial da PMERJ. Veículos blindados e agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) circulam na região da Nova Holanda, Rubens Vaz e Parque União desde o início da ação, com concentração das ações na Nova Holanda.

A Creche Municipal Pescador Albano Rosa, localizada na Vila dos Pinheiros, que sofreu com um incêndio em setembro de 2021, seria reinaugurada na manhã desta terça. A cerimônia de reinauguração, aguardada por moradores locais e que contaria com representantes do Estado, dentre eles a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco, foi cancelada devido a operação. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação informou que em breve uma nova data será informada.

Em plena semana de volta às aulas, outras vinte unidades escolares interromperam suas atividades e permaneceram com atendimento remoto nesta terça. A Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva também interrompeu o funcionamento nesta manhã. Há relatos de agentes policiais acessando domicílios sem mandado policial. Motocicletas e veículos estão sendo levados por um reboque da polícia. 

A equipe do Maré de Notícias entrou em contato com a assessoria de comunicação da PMERJ para apurar a motivação da ação que tanto impacta o cotidiano de milhares de moradores do Conjunto de Favelas da Maré e não obteve resposta. Vale lembrar que a operação desrespeita algumas das medidas já acatadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da ADPF das Favelas, como: a proibição da realização de operações policiais na proximidade de unidades escolares e de saúde e a necessidade de ambulância para prestação de socorro a possíveis vítimas. 

A equipe do projeto Maré de Direitos, do Eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça da Redes da Maré, que acompanha e acolhe vítimas de violações de direitos, está em plantão de atendimento na sede da organização na Nova Holanda (Rua Sargento Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda). 

O Maré de Notícias segue cobrindo os desdobramentos da ação. Acompanhe também pelas redes sociais: @maredenoticias. 

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca