Os desafios da vida em quarentena

Data:

Nenês e crianças na primeira infância demandam cuidados durante a pandemia de coronavírus

Maré de Notícias #113 – junho de 2020

Nenê do Zap

Hoje eu vim aqui contar um pouquinho do que fazer para se cuidar e se proteger, enquanto o coronavírus está solto por aí. Mas antes, acho legal me apresentar, né? Para quem não me conhece, eu sou o Nenê do Zap! A partir de agora, vou estar aqui no Maré de Notícias para falar com quem cuida de nenê e criança de até 6 anos de idade, seja pais, tios, avós, vizinhos ou professores. Nasci para isso mesmo: levar informação para os adultos sobre esses primeiros anos de vida das crianças – o que rola nessa fase é muito importante para eles crescerem saudáveis e felizes.

E sabe o que aconteceu logo depois que eu cheguei nesse mundão? O coronavírus chegou também – e mudou tudo! Criança em casa, sem escola, sem creche e um monte de coisa nova que tem de fazer para se proteger.

Sei que não está fácil para ninguém e que está todo mundo lutando para dar conta de tudo. E para você, que não sabe o que fazer primeiro, te digo uma coisa: está difícil mesmo! Às vezes, criar uma rotina em casa ajuda a organizar o dia a dia. E se não der para fazer tudo, tudo bem também. Mais importante do que dar conta de tudo é estar bem, com a cabeça boa. Nesses tempos em que todo mundo está preocupado, é normal ficar com medo e estressado – e te garanto que as crianças também ficam irritadas de não encontrar os amigos da escola, além de ficarem mais agitadas e exigirem mais atenção e paciência dos adultos.

Então, tente manter a calma, fazer as atividades do dia sem muita cobrança e encontrar alguns momentos na rotina para dar risadas, brincar com os nenês e as crianças ou bater um papo em família – pode ter certeza que nada melhor para relaxar que um momento de boa, só trocando aquela ideia. Mas é verdade que precisa tomar alguns cuidados para manter a saúde em dia e evitar pegar esse tal de coronavírus. Mesmo que não dê para ficar todo mundo o tempo todo em casa, é bom ficar ligado, principalmente se tiver bebês e velhinhos na família.

Como se cuidar e cuidar do nenê?

Tem bebezinho engatinhando? Então misture 1 litro de água com 2 colheres (de sopa) de água sanitária e passe um pano úmido no chão para o nenê rolar e engatinhar de boa.

Chegou da rua? Já bote o sapato do lado da porta e vá lavar a mão (sabe aquele álcool em gel que estão distribuindo por aí? Usa ele! Ou lave com água e sabão, que também funciona). E se der para chegar em casa do trabalho e ir direto para o banho, melhor ainda. Ainda mais se for pegar o nenê no colo, precisa estar limpinho mesmo.

Já para os vovôs e vovós que estão em casa, o ideal é que eles tenham contato com o menor número possível de pessoas, pois a COVID-19 (que é o nome da doença que o coronavírus provoca) pode ser muito mais grave para eles. Ah! E tem outro lance que ajuda, ainda mais para quem tem de sair todos os dias: a máscara, que pode ser feita com camiseta ou outro tecido macio como algodão, é importante usar para o vírus não ir se espalhando por aí. Mas a máscara só vale quando for sair e para a criançada maior de dois anos, hein?

Ao final de cada dia, converse com as crianças, conte uma coisa boa ou engraçada que fizeram juntos. Comemore o que você fez de bom, tente melhorar amanhã o que não foi tão bom assim hoje. Eu não sei quando tudo isso vai acabar, mas sei que, juntos, somos mais fortes e podemos passar por essa. Se cuidem, fiquem bem! Beijos a distância!

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca