Prazo para regularização eleitoral vai até 8 de maio

Data:

Após data limite todos os serviços como: mudança de local de votação, regularização ou atualização, ficarão indisponíveis.

Maiara Carvalho*

Em outubro de 2024 acontecerá as eleições que vão escolher os vereadores e prefeito de cada cidade do país. A participação de todos é importante, mas para isso, é necessário estar em dia com o seu título de eleitor. O prazo para 1° via, mudança de local de votação, atualização e regularização do título de eleitor será até o dia 8 de maio, após essa data todos os serviços ficarão indisponíveis. Para verificar a situação do seu documento de votação, basta entrar no site do TSE e consultar. 

Voto facultativo

No Brasil, o voto somente é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, que sejam alfabetizadas. Mas, o voto facultativo é possível para adolescentes com 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e idosos com mais de 70 que desejarem participar das eleições.

Como receber atendimento? 

O atendimento pode ser feito online, pelo site Título Net, ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais (consultar endereço no site do TRE da sua cidade). Em caso de débitos de eleições passadas, é necessário que o eleitor quite suas pendências para depois entrar com pedido de regularização. 

Fique atento ao prazo! 

Para além das eleições, estar com o título de eleitor regularizado é fundamental para não te atrapalhar em eventos futuros, como emitir documentos; participar de concursos; declarar imposto de renda; matricular-se em universidades e etc. Por isso, se o seu título está cancelado ou suspenso, não deixe de resolver sua situação o quanto antes. 

(*) Maiara Carvalho é estudante de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro e faz parte do projeto de Extensão Conexão UFRJ com o Maré de Notícias.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”