Prêmio Escolas do Futuro está com inscrições abertas

Os premiados serão escolhidos por votação popular em janeiro de 2021. Foto: Bing Imagens

Escolas, startups e professores de todo o país podem inscrever suas iniciativas.

Por Thaís Cavalcante em 09/12/2020 às 16h40
Editado por Edu Carvalho

São incontáveis as histórias e os desafios encarados pelas escolas e seus educadores em 2020. Para reunir e divulgar grandes projetos educacionais de transformação espalhados por todo o Brasil, foi lançada a primeira edição do Prêmio Escolas do Futuro. O objetivo principal é reconhecer, em um ano tão emblemático, os principais atores de transformações: professores, escolas e startups de educação que apostaram na inovação durante a pandemia.

São três categorias principais: Professor Inovador, Escola Inovadora e EdTech (Tecnologia Educacional). As áreas variam entre Ensino Fundamental e Ensino Médio, com a instituição ou o inscrito sendo de escola particular ou escola pública. O ensino superior não engloba-se nas categorias, pois já tem mercado próprio em desenvolvimento, juntamente com iniciativas para ampliação do eixo.

Gabriel Gonçalves, professor de empreendedorismo e inovação em Belo Horizonte passou a perceber atividades onde atuava. “Durante a pandemia, onde lemos tantas notícias difíceis, precisamos resgatar também histórias de resilência que estão acontecendo. Eu sou apaixonado pela sala de aula e pela relação de professor com o aluno. Isso que veio de inspiração para valorizar e premiar as iniciativas que estão acontecendo de forma presencial nas casas dos alunos e em espaços de educação”, diz. 

Ele organiza a premiação sem patrocinadores e com mais dois colegas de profissão: Otávio Sales, que atua na comunicação digital e Heloísa Rossi, que cuida de toda a estratégia de divulgação. Ambos apaixonados pela educação e morando em Belo Horizonte, buscando nos brasileiros – educadores e suas instituições – a oportunidade para acreditar num futuro da educação que seja inspirador.

Vai se inscrever? Então se liga nessas dicas!

Para se destacar dentre tantas iniciativas, é importante analisar se o projeto está de acordo com os três critérios de avaliação: inovação e criatividade, execução e o resultado final e o impacto educacional, econômico e social. O prêmio do concurso será um troféu, certificado de participação e a divulgação do projeto no site Escolas do Futuro.

As inscrições vão até o dia 18/12/20 pelo site: https://escolasdofuturo.com.br. A votação popular será feita em janeiro de 2021 e os premiados divulgados no mesmo mês, de forma online. Leia aqui o Regulamento do Prêmio e saiba como participar.

Educação na Maré: Conheça as histórias que o jornal Maré de Notícias tem contado sobre a situação da educação no conjunto de favelas durante a pandemia. Acesse a página e fique por dentro: https://mareonline.com.br/categoria/educacao/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui