Escola Municipal IV Centenário, na Maré, ganha 1º lugar no Circuito Cine Curta

Data:

Levando a magia do cinema para milhares de alunos de escolas públicas, projeto chega a sua décima edição

Por Edu Carvalho em 24/11/2020 às 16h30
Editado por Daniele Moura

Tudo começou com a sugestão para que professoras dos 4°, 5° e 6° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal IV Centenário, na Maré, conhecessem o projeto ‘’Circuito Cine Curta’’, desenvolvido pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que assina a curadoria dos filmes juntamente com Alessandra Matos e pensassem no que poderiam sugerir para concorrer ao festival. Dali em diante, um manancial de possibilidades se abriu junto aos alunos, mandando suas colaborações feitas com o celular, diretamente de suas casas, com ajuda de familiares. Estava pronto. O que não esperavam, é que a ideia conquistaria o 1º lugar no concurso. 

‘’Durante todo o ano procuramos incentivar as crianças a fazerem vídeos e a mandarem áudios para desenvolver a linguagem oral. Mesmo com todas as adversidades, conseguimos criar momentos propícios a essas novas descobertas’’, diz Alessandra Aguiar, diretora da escola, que contou com a ajuda das professoras Daniella Salgado, Dione Brito, Elma Simões e Verônica dos Santos.

Com a pandemia, toda troca se deu por meio de plataformas digitais de ensino, o que de início complicou a vida de todo um mundo. Mas quem disse que não é possível vencer os desafios? ‘’Em alguns momentos, dificuldades são encontradas, mas resolvemos com material impresso e com atendimentos por telefone. O importante é estarmos juntos neste período tão difícil e diferente’, conta a diretora.  

O projeto “Circuito Cine Curta” completou dez anos em 2020, e esta foi a primeira vez onde sua realização aconteceu toda online. E justamente por ser remoto, o alcance está muito maior. Ao todo, foram contemplados 35 bairros, tendo 98 escolas participantes. 

Professores ao receberem as camisetas do concurso, no qual a escola foi vencedora
Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar a magia do cinema para milhares de alunos de escolas públicas de 6 a 14 anos, temas como diversidade, inclusão, meio ambiente, saúde, qualidade de vida e respeito ganharam protagonismo. 
O tema explorado pela escola e que levou o 1º lugar é a história do filme Dela, de Bernard Attal. Para conferir o curta premiado, você pode clicar aqui.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17