ProUni: Prazo de inscrição encerra nesta sexta (02)

Data:

ProUni é destinado para estudantes que nunca cursaram ensino superior

O prazo de inscrição para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) encerra nesta sexta-feira (02). Esta é mais uma forma de ingressar no ensino superior voltado para instituições particulares em parceria com o Governo Federal. O programa garante bolsas integrais ou parciais para estudantes sem diploma de nível superior. 

Para ter direito ao ProUni a pessoa interessada deve ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e feito pelo menos 450 pontos na média da prova. Para ter direito a bolsa integral é preciso comprovar renda bruta mensal por pessoa de até 1 salário mínimo e meio e para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade do curso desejado, a renda mensal por pessoa é de até 3 salários mínimos

Podem se inscrever pessoas que fizeram o ensino médio na rede pública, rede privada na condição de bolsista de forma integral ou parcial ou sem condição de bolsista, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação para educação básica, nesse caso não tem limite de renda. 

Já leu essas?

Para saber mais sobre o ProUni, como instituições parceiras  e fazer a inscrição acesse o site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Para fazer a inscrição é necessário entrar com a conta Gov.br informando CPF e senha caso seja cadastrado, ou criar uma conta. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima terça-feira (6). Mais de 700 mil estudantes já se inscreveram no processo seletivo que oferece 406.428 bolsas para ingresso à universidade nesse primeiro semestre. 

 Além dele, existem outras formas de acesso ao ensino superior de forma gratuita. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) que está na fase de inscrição até a próxima quarta-feira (07/02)  na lista de espera para alunos que se inscreveram e não foram chamados. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e também vestibular em algumas universidades públicas. 
Com informações de Gov.br e Agência Gov.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca