ProUni: Prazo de inscrição encerra nesta sexta (02)

Data:

ProUni é destinado para estudantes que nunca cursaram ensino superior

O prazo de inscrição para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) encerra nesta sexta-feira (02). Esta é mais uma forma de ingressar no ensino superior voltado para instituições particulares em parceria com o Governo Federal. O programa garante bolsas integrais ou parciais para estudantes sem diploma de nível superior. 

Para ter direito ao ProUni a pessoa interessada deve ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e feito pelo menos 450 pontos na média da prova. Para ter direito a bolsa integral é preciso comprovar renda bruta mensal por pessoa de até 1 salário mínimo e meio e para a bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade do curso desejado, a renda mensal por pessoa é de até 3 salários mínimos

Podem se inscrever pessoas que fizeram o ensino médio na rede pública, rede privada na condição de bolsista de forma integral ou parcial ou sem condição de bolsista, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação para educação básica, nesse caso não tem limite de renda. 

Já leu essas?

Para saber mais sobre o ProUni, como instituições parceiras  e fazer a inscrição acesse o site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Para fazer a inscrição é necessário entrar com a conta Gov.br informando CPF e senha caso seja cadastrado, ou criar uma conta. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima terça-feira (6). Mais de 700 mil estudantes já se inscreveram no processo seletivo que oferece 406.428 bolsas para ingresso à universidade nesse primeiro semestre. 

 Além dele, existem outras formas de acesso ao ensino superior de forma gratuita. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) que está na fase de inscrição até a próxima quarta-feira (07/02)  na lista de espera para alunos que se inscreveram e não foram chamados. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e também vestibular em algumas universidades públicas. 
Com informações de Gov.br e Agência Gov.

Lucas Feitoza
Lucas Feitoza
Jornalista

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Descolonizar o pensamento: lições de Nego Bispo e o futuro da Maré

O Clube de Leitura da Casa Preta da Maré, leu o livro "A terra dar, a terra quer", de Antonio Nego Bispo. Todos os participantes receberam um kit com exemplar do livro

Como é ser criança na Maré?

O Maré de Notícias reuniu 13 crianças, alunos do clubinho de leitura da Biblioteca Lima Barreto, na Nova Holanda, para que elas nos respondessem à pergunta: como é ser criança no Conjunto de Favelas da Maré?

Rimas e poesias das crianças da Maré

Crianças do clubinho de leitura da Biblioteca Lima Barreto escolheram a poesia como linguagem para refletir sobre o dia a dia, sonhos e aquilo que mais gostam