Raphael Vicente mobiliza jovens para emissão do título eleitoral 

Raphael Vicente mobiliza jovens para emissão do título eleitoral 

Influencer mareense tem trajetória de posicionamento em pautas políticas. Resultado de campanha de artistas garantiu recorde de emissão de títulos entre jovens. 

Por Jéssica Pires em 29/04/22 às 07h. Editado por Daniele Moura.

“Está achando que militar no Twitter elege presidente?

A provocação acompanha a legenda do vídeo publicado nesta quarta-feira por Raphael Vicente, influencer e morador da Nova Holanda. A produção tem roteiro elaborado pelo próprio e participação de outros influenciadores como o ator Diego Cruz (@diegocruz_), João Vitor Mello (@joaovitu_mello), Mc Zuleide (@mczuleideoficial), Vinicius Quintal (@viniquintal), Bárbara (@bacomvi), Alana Azevedo (@alaniitcha) e da família de Raphael. O mareense superou 150 mil visualizações na conta do Instagram na campanha para emissão do título. Sua conta no Instagram tem mais que 430 mil seguidores e no Tiktok ultrapassa 2,6 milhões.

Influência positiva 

No início do ano o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chamou atenção para a maior baixa de emissão de títulos entre jovens na história do país. Depois disso, artistas com grande número de seguidores como Anitta, Juliette, Whindersson Nunes e Luiza Sonza mobilizaram suas redes para chamar a atenção dos jovens para a importância da participação política. O resultado dessa onda de campanhas de engajamento foi também divulgado pelo TSE que informou que até o final de março, mais de um milhão de eleitores na faixa etária entre 15 e 18 anos já tinham se cadastrado e tiraram o título de eleitor.

E Raphael fez parte desse processo. “A minha realidade é um ato político. Quase tudo que fazemos é política. Então vejo essa forte necessidade de tá sempre me posicionando sobre esses assuntos. Quando você não se posiciona, você concorda com tudo que tá acontecendo”, diz o mareense.

O garoto propaganda da vacina 

Não é a primeira vez que Raphael Vicente usa da criatividade para engajar seus seguidores em causas sociais. Durante o período de campanha “Vacina Maré”, que aconteceu em 2021 nas 16 favelas da Maré, Rapha criou vídeos para conscientizar a população sobre a vacinação e o resultado foi impactante: milhões de visualizações nas redes sociais e muitos compartilhamentos de moradores, artistas e até representantes do Estado.

“Sério, não imaginava que a campanha fosse alcançar tanta gente. Eu tô feliz demais lendo cada comentário de vocês e feliz também com a proporção que tomou.

Raphael em sua conta no Twitter na época da campanha do Vacina Maré.

Raphael ainda diz que sente falta de campanhas de mobilização destinadas ao público jovem feitas pelo Estado adequadas a linguagem dessa faixa etária. “Desde de quando minha campanha para vacinação viralizou, sempre que rola alguma mobilização política, chove de pessoas que pedem pra eu fazer algo parecido, virei o menino das campanhas (ri)”, brinca o influencer. 

Assista aqui o vídeo-campanha da vacinação: https://www.instagram.com/tv/CSIOAIUpdON/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Jéssica Pires

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.