Ronda Coronavírus: confirmados cinco casos e dois óbitos na Maré pela Covid-19

Data:

CPF pode ser tirado online para pedido de auxílio emergencial. Canetas de insulina são disponibilizadas para mais pessoas. 

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira, 14 de abril, via Painel Rio COVID-19, que registra até o momento 5 casos confirmados do novo coronavírus na Maré, e 2 óbitos. São 3.410 casos confirmados e 224 óbitos no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Há ainda 121 óbitos em investigação. Nesta terça, o governador Wilson Witzel informou que também testou positivo para o novo coronavírus. 

E mesmo com a confirmação dos casos na Maré, ainda é vista muita aglomeração nas ruas, inclusive de idosos. Os presidentes das associações de moradores da Praia de Ramos, Roquete Pinto e Parque Ecológico da Maré informaram a nossa equipe nesta terça que tem buscado maneiras de conscientizar os moradores, mas ainda há muito trabalho pela frente. O bairro de Bonsucesso, que fica bem próximo à Maré e atende muitos serviços, como agências bancárias, tem 20 casos confirmados do novo coronavírus. O transporte da Maré para Bonsucesso é feito via vans, BRTs e carros de transporte particular. 

Está disponível emissão de CPF por e-mail. A medida foi liberada nesta segunda-feira pela Receita Federal e começa a valer nesta terça. O objetivo é evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus e possibilitar que mulheres de famílias de baixa renda, que tem direito a receber o auxílio do governo, consigam regularizar a situação cadastral dos filhos para ter o benefício. É necessário enviar os seguintes documentos para o e-mail [email protected]: RG, certidão de nascimento; carteira de trabalho; passaporte ou outro documento oficial de identificação que comprove naturalidade; filiação e data de nascimento; RG do pai, mãe ou responsável (tutor ou guardião judicial) no caso dos menores de 16 anos; título de eleitor (caso tenha); comprovante de residência; foto de rosto (selfie) de quem vai tirar o CPF ou de seu responsável, segurando o documento de identidade aberto (frente e verso), onde deverá aparecer a fotografia e o número do documento legível.

O Ministério da Saúde ampliou os critérios de disponibilização das canetas aplicadoras de insulina humana NPH e Regular no Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes com diabetes tipos 1 e 2, menores de 16 anos e maiores de 60 anos de idade, poderão utilizar os aplicadores de insulina distribuídos pela rede pública de saúde. Caso haja interesse, a recomendação é buscar mais informações nas Clínicas da Família. Diabéticos são grupo de risco do novo coronavírus.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Ativista e jornalista da Maré no G20

Do Conjunto de Favelas da Maré à conferência da 19a reunião de cúpula do G20, a trajetória de Kaya Bee, moradora da Nova Holanda é um exemplo inspirador na luta por um futuro mais justo e sustentável. Aos 27 anos, mãe, ativista climática e estudante de jornalismo, ela carrega a força e a resiliência de quem enfrenta os desafios da vida na favela com a determinação de transformar a realidade para os mareenses.