Ronda: Rio pretende vacinar população adulta até fim de agosto

Data:

Por Edu Carvalho, em 18/06/2021 às 18h

Como noticiamos no início do dia, ao apresentar o 24º Boletim Epidemiológico da Covid-19, nesta sexta-feira (18/06), o prefeito Eduardo Paes anunciou a antecipação do calendário de vacinação por faixa etária, com todas as pessoas acima de 18 anos ou mais imunizadas com a primeira dose até 31 de agosto. Pelo cronograma anterior, esta etapa só terminaria no dia 21 de outubro. Adolescentes, de 12 a 17 anos, devem ser imunizados nos dias 1º e 15 de setembro.

A Prefeitura do Rio anunciou ainda que analisa a possibilidade de estender a vacinação em massa para Manguinhos e a Maré. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, revelou que a ideia é semelhante ao experimento de imunização na Ilha de Paquetá, e que vem sendo estudada pela prefeitura juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atualmente, a cidade apresenta 352.190 casos de covid-19 e 27.781 óbitos. Somente em 2021, foram 143.719 casos e 9.095 mortes. A taxa de letalidade deste ano está em 6,3%, e a de mortalidade, em 136,5 a cada 100 mil habitantes. A incidência da doença é de 2.157,5/100 mil.

O panorama ainda indica a permanência de todas as 33 regiões administrativas do município na classificação de alto risco para a transmissão do vírus. As médias móveis de atendimentos da rede de urgência e emergência, de casos confirmados e de óbitos pela doença apresentam tendência de queda.

Covid-19 na Maré

A 36ª edição do Boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona, com dados coletados na primeira semana do mês de junho aponta que a região da Maré e de Manguinhos estão com aumento expressivo de contágio para o novo coronavírus. Só no conjunto de 16 favelas, houve registro de alta de 94% dos casos (de 204 para 396), em relação aos 14 dias anteriores e 2 novos óbitos frente a nenhum reportado nos 14 dias anteriores.

Já em Manguinhos os dados oficiais demonstram um aumento de 110% dos casos (de 50 para 105), em relação aos 14 dias anteriores e não ocorreram óbitos nas últimas duas semanas. Sendo assim,  é possível identificar uma tendência de crescimento substancial do número de casos, já que as duas primeiras semanas do mês de junho superam em número de casos todo o mês de maio.  O boletim é uma publicação do projeto Conexão Saúde, uma iniciativa da Redes da Maré, Fiocruz, Dados do Bem, SAS Brasil, Conselho Comunitário de Manguinhos e União Rio.

De acordo com o Painel Unificador COVID-19 Nas Favelas, o Conjunto de Favelas da Maré é o 1º lugar nos registros de óbitos e casos dentre as comunidades cariocas. Ao todo, são 5390 casos (aumento de 450 casos na última semana) e 289 mortes no território. Na lista, ainda permanecem em ordem como principais pontos de infecção e óbitos: Rocinha (3.298 casos/127 mortes), Alemão (2.472/141 mortes), Fazenda Coqueiro (2.420 casos/205 mortes) e Complexo do Lins (1.757 casos/143 mortes). 

Até o fechamento desta edição da Ronda, o país contabilizava 496.172 óbitos e 17.704.041 casos, segundo o consórcio de veículos de imprensa (Globo, Jornal O Globo, Extra, Folha, Estado de São Paulo, G1 e UOL).

Samba em luto

Morreu nesta sexta-feira (18) Amadeu Amaral – o mestre Mug, que por mais de 30 anos comandou a bateria da Unidos de Vila Isabel. O sambista estava internado desde 12 de março no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), em Vila Isabel, zona Norte do Rio de Janeiro para tratar uma hérnia de disco na cervical e na região da lombar.

Também na manhã de hoje, morreu o diretor de carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, vítima da Covid-19. Ele teve uma parada cardíaca decorrente de complicações da doença. 

Considerado uma das personalidades mais emblemáticas do carnaval carioca, Laíla teve passagem por diversas agremiações, dentre elas, Beija-Flor de Nilópolis – onde ficou por quase três décadas – Unidos da Tijuca, Grande Rio e União da Ilha. 

Estranhou o quê?

Ontem, quinta (17), a polícia prendeu Igor Pinheiro, de 22 anos, rapaz branco que furtou uma bicicleta no Leblon. Sua prisão é desfecho do crime de racismo praticado por dois jovens brancos que acusaram o morador da Maré Matheus Ribeiro, professor de surfe, de ter levado a bike. O motivo? O garoto tem uma semelhante a da menina. Mariana Spinelli e Tomás Oliveira interrogaram Matheus, que em vídeo, registrou o assinte e desrespeito ocorrido, cenas que só confirmam: existe racismo no Brasil.

Nas redes sociais, publicações externaram apoio ao jovem mareense, que sintetizou, em entrevista ao G1, o sentimento do caso: ‘’É um problema que está enraizado em nossa sociedade’’.  Durante a semana, diversos textos trataram do assunto. Elio Gaspari, Flávia Oliveira, Ruth Aquino e Edu Carvalho são alguns dos autores. 

Não é isolado 

Corpos negros parecem nascer com uma trajetória definida sentença para preconceito e abordagens – de todos os tipos e pessoas. Os números comprovam e os relatos atestam: pretas e pretos, são, em maioria, alvos dos mais variados tipos de violência existentes, sendo principalmente acometidos pela física e verbal. 

O mais visto é aquele presenciado em relação aos policiais, sempre com caráter de emergência para ser freado. Nesse sentido, a campanha #PorQueEu,  criada pelo Data_Labe com o IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), visa gerar análises sobre as ocorrências por meio de um questionário. Acesse-o no link.

É sempre bom lembrar: #JustiçaParaMarcusVinícius

No próximo dia 20 de junho (domingo), o assassinato do morador e estudante Marcus Vinícius (14) completa três anos. O jovem foi morto durante uma operação da Polícia Civil.  Às 18h35 (horário em que ocorreu o crime em 2018),  um “twitaço” em memória da vítima será feito. Grite também, através das tags #3anosSemRespostas #3anosSemMarcusVinícius #JustiçaporMarcusVinícius

Ser mulher: equidade no trabalho

Na última quinta-feira o Preparatório para o Ensino Médio da Redes da Maré apresentou a LIVE “Ser mulher: equidade no mercado de trabalho”. O evento contou com a participação da mãe e mototaxista, Dayanne Paulino, da mestra e doutoranda da UERJ em Microbiologia e Imunologia, Miriam Francisca Ferreira e da educadora esportiva, Raíssa Lima. A mediação ficou por conta da psicóloga, fotógrafa e moradora da Maré Kamila Camillo. A iniciativa faz parte de uma série de conversas sobre gênero, começando pelos desafios enfrentados por mulheres no mercado de trabalho. Assista!

Maré de cultura

Até domingo, rola o Festival JAM 2021 para celebrar a força da inclusão de pessoas refugiadas e deslocadas na América Latina e no Caribe, em comemoração do Dia Mundial do Refugiado. O festival é um espetáculo virtual pré-gravado exibido nas redes sociais do ACNUR Brasil, em português (Facebook e YouTube), e do ACNUR nas Américas (Facebook e YouTube), Na noite desta sexta-feira (18), às 20h, o coral Makamba de crianças refugiadas no Brasil, cujos pais vieram de Angola, República Democrática do Congo e Líbia apresenta uma música da peça Siyahamba. A produção é da Companhia Nissi de Teatro, com apoio da ONG IKMR, parceira do ACNUR.

Já está rolando o 13º In-Edit Brasil, principal janela de documentários do país. Secos & Molhados, Moby, Alzira E, Paulo César Pinheiro e Speedfreaks estão entre os artistas retratados. #DicaDoMeio

Até 8 de agosto, a Casa de Cultura do Parque exibe a exposição virtual Ensaio para uma Cidadania Mundana, que reúne performances em vídeo do artista Renan Marcondes.. #DicaDoMeio

Na quinta, o estilista e pesquisador Lorenzo Merlino apresenta Um breve panorama da representação LGBTQIA+ na arte em palestra transmitida pela Casa de Fiat de Cultura.. #DicaDoMeio

Perdeu o conteúdo da semana? Confira nossos destaques! 

Segunda-feira (14/6)

Raio-x da saúde na Maré, por Hélio Euclides 
Semana começa com a vacinação contra a Covid-19 para quem tem 53 anos, por Redação
Minutos que valem vidas, Hélio Euclides 

Terça-feira (15/6)

No Junho Vermelho, Hemorio lança campanha ‘Cada Gota Importa’, por Redação
Ação com oferta de serviços e cursos mobiliza sociedade contra trabalho infantil, por Redação
Covid-19: Rio de Janeiro vacina gestantes e puérperas com comorbidades, por Redação
Podcast Ronda Maré de Notícias #04 – 07 a 14/06, por Daniele Moura 

Quarta (16/6)

Um apagão na energia para quem já está ‘apagado’, por Edu Carvalho e Hélio Euclides
Jovens da Maré gravam projeto que destaca amor pelo local onde que moram, por Hélio Euclides
Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Cisco oferecem cursos de tecnologia gratuitos e online para jovens, por Redação

Quinta (17/6)

DetranRJ oferece mais de 7 mil vagas em mutirão neste sábado, dia 19/06, por Redação
MPRJ cria comissão para atuar no combate ao racismo, à violência contra a mulher e promoção dos direitos LGBT, por Redação

Sexta-feira (18/6)

Prefeitura do Rio prevê vacinação de população acima de 18 até fim de agosto, por Edu Carvalho
Pelo segundo ano, comemoração de festa junina na Maré fica dentro de casa, por Hélio Euclides 
Adolescente de 16 anos é morto durante operação na Penha, por O Dia

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?