Saldo de chuva forte preocupa moradores do Rio para chegada do verão

Bolsões de água da chuva se formaram pelas ruas da Maré | Foto: Elisângela Leite

Saldo de chuva forte preocupa moradores do Rio para chegada do verão

Capital entrou em estágio de atenção por causa de chuvas nos últimos dias

Por Edu Carvalho, em 16/12/2021 às 11h58

Não deu outra. Bastou dezembro despontar no calendário para que o clima quente chegasse e, com ele, o aumento da quantidade de chuvas no Rio de Janeiro. No último domingo (12), moradores da capital ficaram assustados com os estragos causados. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a maior parte dos problemas foi causada pela queda de árvores, em grande maioria na região da zona sul. Diversos bolsões de água foram registrados em pontos diferentes da cidade. 

Através das redes sociais, moradores da Maré relataram desespero pelo alagamento de diversas ruas. Além disso, o fornecimento de energia elétrica foi impactado. 

Ainda no domingo, a Defesa Civil disparou 26 sirenes em 13 comunidades. No Morro do Adeus, no Conjunto de Favelas do Alemão, um barranco cedeu e casas ficaram repletas de água e lama. 

Segundo o meteorologista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFRJ Bruno Dumas, o verão, que começa 21 de dezembro, “é caracterizada pelo calor e pela elevada umidade relativa do ar, que contribuem para a formação destas pancadas de chuva tão comuns nessa época do ano”. 

Analisando o cenário dos próximos meses, Dumas indica que o Rio deve registrar uma quantidade de chuvas dentro da média histórica no estado para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “Logo, a tendência para as próximas semanas, e para o verão como um todo, é de que aconteçam novos episódios de pancadas de chuva, no entanto dentro da média histórica”, diz.

Veja abaixo as recomendações do COR

  • Siga sua rotina;
  • Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações.
  • Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
  • Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito.
  • Baixe o aplicativo do COR, disponível em Android ou iOS:
  • Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Se você encontrou um erro de ortografia, notifique-nos por favor, selecionando o texto e pressionar Ctrl + Enter.

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Nossos editores são notificados.