Um rolé pela cidade perfume: comunicadores emprestam seus olhares em filme de 10 minutos
Por Site da Baixada, em 23/03/2021 às 17h45
O que é possível fazer em Nova Iguaçu com ‘um galo’ (R$50)? Como olhar com carinho para uma cidade que é tratada apenas como um lugar para dormir? A resposta pode ser encontrada no curta documentário Expedição Iguaçu, produzido pelo Site da Baixada, com recursos da Lei Aldir Blanc em Nova Iguaçu, que será lançado nesta sexta-feira, às 19h no YouTube.
O filme, que tem 10 minutos, utiliza a linguagem do YouTube como um recurso para apresentar a cidade sob diferentes olhares com algo em comum: o amor ao território. A ‘estética youtuber’, como explica Wesley Brasil (diretor do filme), abre um leque de possibilidades e um jeito pouco explorado ainda pelo jornalismo: “o desafio é entreter e informar. Por isso usamos propositalmente cenas de making-off, fotografias, imagens mais ‘rolo b’ e gravações do tipo selfie. Mas ao mesmo tempo usamos cenas muito bem produzidas, conduzimos o roteiro que te leva de um ponto A para um ponto B”.
O contexto da pandemia foi crucial na produção das imagens: “originalmente planejamos reunir todo mundo e registrar uma expedição em conjunto, mas meses após a proposta o cenário do coronavirus só piorou. Então nos adaptamos e gravamos cada um de forma separada. Dá pra ver isso, por exemplo, na cena em que converso com o Samuel a dois metros de distância ou no contexto de todo mundo que fala em um lugar isolado, sem movimento de pessoas”.
O roteiro parte do Complexo Cultural de Nova Iguaçu em direção a diferentes partes da cidade. Indo além de um belo registro de imagens, os olhares de Millena Borges, Ramon Lid, Thiago Kuerques e Samuel Souza se juntam para apresentar Nova Iguaçu como um destino, não como um lugar de passagem – discurso amplamente defendido pelo coletivo Site da Baixada em todos os seus projetos.
Para realizar suas atividades, o SB conta com o apoio dos leitores numa campanha pelo Catarse e por contribuições diretas, mas desta vez foi diferente: este projeto foi patrocinado pelo Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG, através da Lei Aldir Blanc.
SERVIÇO
Minidoc Expedição Iguaçu
Estreia 26 de março, ás 19h