Site da Baixada vai lançar curta documentário sobre Nova Iguaçu

Data:

Um rolé pela cidade perfume: comunicadores emprestam seus olhares em filme de 10 minutos

Por Site da Baixada, em 23/03/2021 às 17h45

O que é possível fazer em Nova Iguaçu com ‘um galo’ (R$50)? Como olhar com carinho para uma cidade que é tratada apenas como um lugar para dormir? A resposta pode ser encontrada no curta documentário Expedição Iguaçu, produzido pelo Site da Baixada, com recursos da Lei Aldir Blanc em Nova Iguaçu, que será lançado nesta sexta-feira, às 19h no YouTube.

O filme, que tem 10 minutos, utiliza a linguagem do YouTube como um recurso para apresentar a cidade sob diferentes olhares com algo em comum: o amor ao território. A ‘estética youtuber’, como explica Wesley Brasil (diretor do filme), abre um leque de possibilidades e um jeito pouco explorado ainda pelo jornalismo: “o desafio é entreter e informar. Por isso usamos propositalmente cenas de making-off, fotografias, imagens mais ‘rolo b’ e gravações do tipo selfie. Mas ao mesmo tempo usamos cenas muito bem produzidas, conduzimos o roteiro que te leva de um ponto A para um ponto B”.

O contexto da pandemia foi crucial na produção das imagens: “originalmente planejamos reunir todo mundo e registrar uma expedição em conjunto, mas meses após a proposta o cenário do coronavirus só piorou. Então nos adaptamos e gravamos cada um de forma separada. Dá pra ver isso, por exemplo, na cena em que converso com o Samuel a dois metros de distância ou no contexto de todo mundo que fala em um lugar isolado, sem movimento de pessoas”.

O roteiro parte do Complexo Cultural de Nova Iguaçu em direção a diferentes partes da cidade. Indo além de um belo registro de imagens, os olhares de Millena Borges, Ramon Lid, Thiago Kuerques e Samuel Souza se juntam para apresentar Nova Iguaçu como um destino, não como um lugar de passagem – discurso amplamente defendido pelo coletivo Site da Baixada em todos os seus projetos.

Para realizar suas atividades, o SB conta com o apoio dos leitores numa campanha pelo Catarse e por contribuições diretas, mas desta vez foi diferente: este projeto foi patrocinado pelo Governo Federal, Secretaria Especial da Cultura, Prefeitura de Nova Iguaçu, Secretaria Municipal de Cultura e FENIG, através da Lei Aldir Blanc.

SERVIÇO
Minidoc Expedição Iguaçu
Estreia 26 de março, ás 19h

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Sementes de Marielle; confira segunda parte da entrevista com Mãe da vereadora

Nessa segunda parte da entrevista, Marinete fala sobre as sementes deixadas por Marielle, do protagonismo de mulheres negras em espaços de poder e a partir do contexto do assassinato da vereadora, como acreditar em justiça.

‘Não há uma política de reparação’, diz Mãe de Marielle sobre vítimas do estado

Além de criticar o Estado e o Judiciário, que, em diversas instâncias, colaboraram pela impunidade do crime, Marinete aproveitou para reforçar o sonho que a família tem: inaugurar, via Instituto, o Centro de Memória e Ancestralidade