Vacina da Fiocruz começa hoje a produção em larga escala

Data:

A vacina Oxford/AstraZeneca que teve sua produção atrasada por causa da máquina de lacres, começa hoje a produzir as 3,8 milhões de doses que deverão ser entregues até o fim do mês.

Por Daniele Moura em 08/03/2021 às 17h

Foi anunciado hoje Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) o início da produção em larga escala, no Brasil, da vacina de Oxford/AstraZeneca. O imunizante fabricado com insumos importados (IFAs) da China passou nos testes de estabilidade e de consistência e com o início da produção devem ser entregues 3,8 milhões de doses ao Ministério da Saúde até o fim de março.

O assessor especial do Ministério da Saúde, Airton Soligo, disse, nesta segunda, que até junho o Brasil deverá ter 14 milhões de doses de vacina da Pfizer. “O que que o presidente da Pfizer garantiu ao presidente Bolsonaro hoje? A antecipação de 5 milhões do segundo semestre para maio e junho. Ou seja, dos nove milhões que nós tínhamos previstos, se incorporarão mais cinco milhões de doses, passando para 14 milhões”, disse o assessor especial da Saúde.

A Pfizer é a única vacina que, até o momento, possui o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Rio a caminho do colapso

O sistema de saúde da capital fluminense está com 96% das unidades de terapia intensiva (UTIs) ocupadas. A Prefeitura do Rio de Janeiro tenta negociar, com o governo federal e estadual, a interrupção no recebimento de pacientes do Norte do país para os hospitais do Rio. A ideia é evitar a saturação da rede pública de saúde, que contabiliza 900 pacientes internados. Até o momento, a capital carioca não têm filas para internações, mas o governo municipal já anunciou que vai adicionar 100 novos leitos nos hospitais.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Mostra de Danças reúne produção de diferentes partes da cidade no Centro de Artes da Maré

A Mostra de Danças vai reunir durante três dias, de 25 a 27 de outubro, trechos de oito criações contemporâneas, algumas delas com grande sucesso de crítica e de público. “Noite das Estrelas”, trabalho do coletivo Entidade Maré de 2023, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro deste ano.

Aldeia Maracanã sofre com a ameaça de remoção há mais de uma década

Sendo a única Aldeia Indígena do Rio de Janeiro que abriga mais de 15 etnias, o espaço está sob ordem de despejo. Nesta terça-feira (22), a FUNAI e a Comissão de Conflitos Fundiários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), uma estrutura criada para tratar de questões relacionadas a disputas por terras, entraram no processo em apoio ao território. 

‘A neutralidade só serve a um grupo que é o grupo que se diz neutro’, afirma jornalista durante esquenta WOW

A segunda parte da programação do Esquenta WOW que acontece neste sábado (19), na Casa Voz, no Complexo do Aleão teve como destaque a mesa 'Por uma comunicação feminista e antirracista'