Vacina de Oxford começa a ser enviada para municípios do Rio

Data:

Dois milhões de doses da vacina chegaram na última sexta, 22

Por Edu Carvalho, em 25/01/2021 às 11h

Começou na manhã desta segunda-feira, 25, a distribuição das mais de 176 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. O plano logístico seguirá o mesmo feito com o envio da CoronaVac, na semana passada.

As doses do imunizante saem da Coordenação-Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde, em Niterói, e partem para 88 cidades.
Já os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá receberão a vacina por via terrestre. Os caminhões começaram a ser carregados a partir das 7h. 

As doses chegaram ao Brasil na noite de sexta-feira, 22, por volta das 22h da noite. Elas foram produzidas no Instituto Serum, na Índia. Durante a madrugada do dia 23, foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Após o processo de validação, houve uma simbólica vacinação, onde o infectologista Estevão Portela, a pneumologista Margareth Dalcolmo e a médica de ascendência indiana, Sarah Ananda Gomes, receberam a dose. 

O Estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde e as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme indicou o ministério nos informes técnicos recebidos pela SES. As recomendações para aplicação da vacina aos municípios, foram encaminhadas por meio de uma nota informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES que tinha recebido um informe técnico ontem (24).

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Completar o ensino básico ainda é um desafio para mulheres negras mães, revela estudo

Essa informação foi reforçada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua) realizada em 2023, que mostrou que mais de 9 milhões de jovens entre 15 e 29 anos não concluíram o ensino básico

Mulheres negras são maioria da Maré e criam estratégias de combate às violências

Dia de celebrar a Mulher Negra e refletir sobre essas mulheres que formam a maioria da população de favelas e são as mais impactadas pelas violências, mas criam estratégias coletivas de enfrentamento aos abusos sofridos e são rede de apoio umas das outras.

Residência da Movimentos abre inscrições para jovens da Maré

A Residência Movimentos está com inscrições abertas até dia 29 de julho para jovens que desejam se capacitar e se envolver em ações de impacto social e territorial. A iniciativa oferece uma formação completa e bolsa-auxílio para os selecionados.