Vacina de Oxford começa a ser enviada para municípios do Rio

Reuters/Dado Ruvic

Vacina de Oxford começa a ser enviada para municípios do Rio

Dois milhões de doses da vacina chegaram na última sexta, 22

Por Edu Carvalho, em 25/01/2021 às 11h

Começou na manhã desta segunda-feira, 25, a distribuição das mais de 176 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. O plano logístico seguirá o mesmo feito com o envio da CoronaVac, na semana passada.

As doses do imunizante saem da Coordenação-Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde, em Niterói, e partem para 88 cidades.
Já os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá receberão a vacina por via terrestre. Os caminhões começaram a ser carregados a partir das 7h. 

As doses chegaram ao Brasil na noite de sexta-feira, 22, por volta das 22h da noite. Elas foram produzidas no Instituto Serum, na Índia. Durante a madrugada do dia 23, foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Após o processo de validação, houve uma simbólica vacinação, onde o infectologista Estevão Portela, a pneumologista Margareth Dalcolmo e a médica de ascendência indiana, Sarah Ananda Gomes, receberam a dose. 

O Estado segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde e as vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme indicou o ministério nos informes técnicos recebidos pela SES. As recomendações para aplicação da vacina aos municípios, foram encaminhadas por meio de uma nota informativa da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES que tinha recebido um informe técnico ontem (24).

Edu Carvalho

Artigos relacionados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *