Vacinação no Rio: antecipação de calendário e cronograma até outubro marcam a semana

Data:

Adiamento de quinta para sexta-feira da aplicação da D2 da CoronaVac também foi anunciado

Por Andressa Cabral Botelho, em 13/05/2021 às 12h35

A Secretaria Municipal de Saúde fez uma série de anúncios na última quarta-feira (12) referentes à vacinação na cidade do Rio. Além de anunciar a antecipação do calendário de primeira dose (D1) contra a covid-19 e o adiamento da aplicação da D2 de CoronaVac, o último anúncio foi o cronograma de vacinação que prevê que até outubro todas as pessoas com mais de 18 anos já terão recebido a primeira dose do imunizante.

Nesta quinta-feira (13), serão vacinados pela manhã homens de 48 e 47 anos dos grupos prioritários. No turno da tarde será a vez de mulheres de 47 e 46 anos, também dos grupos prioritários. Já na sexta-feira (14), homens de 46 anos dos grupos prioritários serão vacinados e no sábado (15), serão as mulheres de 45 anos.

Até o momento, o município não recebeu as doses da CoronaVac, o que faz com que a segunda dose (D2) desta vacina seja adiada. Nesta quinta-feira, estava prevista a imunização de idosos de 64 e 65 anos, que será adiada para a próxima sexta-feira. A expectativa é que a cidade do Rio receba remessa de cerca de 90 mil doses no dia 14 de maio para dar continuidade na vacinação.

No final do dia 12 de maio, a Prefeitura do Rio anunciou também uma série de calendários de vacinação de junho até outubro para a população de 59 a 18 anos que não faz parte dos grupos prioritários. A vacinação será dividida por gênero, com mulheres sendo vacinadas em um dia e homens em outros. O cumprimento do calendário depende, entretanto, da entrega dos imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Além desses, tem também o calendário para grupos prioritários para pessoas de 45 a 18 anos, entre eles pessoas com comorbidades (lista PNI), pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde e guardas municipais envolvidos diretamente nas ações de combate à covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamentos social em contato direto e constante com o público. Pessoas com síndrome de down e doença renal crônica em diálise a partir dos 18 anos podem se vacinar em qualquer dia, independentemente da faixa etária.

Gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos também podem se vacinar em qualquer dia, entretanto, precisam apresentar laudo médico detalhado justificando a necessidade de vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento disponível em coronavirus.rio/vacina. Elas devem receber apenas as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade, por orientação do Ministério da Saúde.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca