#VacinaMaré: confira datas para 2ª dose da vacina; pessoas acima de 12 anos também serão imunizadas com 1ª dose

Data:

Moradores das 16 favelas da Maré poderão receber segunda dose do imunizante contra a covid-19 de 14 a 16 de outubro

Por Edu Carvalho, em 29/09/2021 às 12h34. Atualizada em 07/10/2021 às 10h16.

Tendo sido uma das maiores campanhas de vacinação em massa num conjunto de favelas no Brasil, o #VacinaMaré, mobilização feita entre a ONG Redes da Maré, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Conexão Saúde e SAS Brasil entre o fim de julho e início de agosto, agora convoca os moradores das 16 favelas da Maré para receberem a segunda dose do imunizante contra a covid-19, que acontecerá de 14 a 16 de outubro.

Na primeira parte da campanha, cerca de 36.926 mareenses de 18 a 33 anos foram vacinados nos seis dias de imunização em massa contra o coronavírus. A ação aconteceu de 29/07 a 01/08 e ganhou ainda mais três dias de repescagem, de 02 a 04/08, com direito a um mutirão de busca ativa pelo território.

A meta da iniciativa era vacinar 31% da população adulta (31 mil), e acabou sendo atingida já no terceiro dia, representando 99,14% do público-alvo atendido, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Um estudo liderado pela Fiocruz vai avaliar o efeito da vacinação, além de monitorar a circulação de novas variantes, com acompanhamento em saúde de duas mil famílias durante seis meses, para estudar e mapear a transmissão do vírus no ambiente familiar.

Este estudo vai auxiliar ainda na avaliação da proteção das crianças, pois trata-se de um grupo ainda não vacinado. “Queremos entender o quanto a proteção dos adultos preservam as crianças ou o quanto as crianças ainda vão estar suscetíveis à Covid-19”, comenta o coordenador do estudo, Fernando Bozza. O Conjunto de 16 favelas da Maré tem cerca de 140 mil moradores, com maioria jovem (51,9% têm menos de 30 anos), de acordo com o Censo Populacional da Maré. Durante esse último ano, com os esforços também do projeto Conexão Saúde, a taxa de letalidade caiu em 88%.

Fique atento às redes sociais da Redes da Maré e do Maré de Notícias! Em breve mais informações sobre a 2ª dose na campanha.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca