#VacinaMaré: mobilização continua para imunização em massa

Data:

Por Edu Carvalho, em 13/10/2021 às 17h05

O território mareense teve mais um dia agitado nesta quarta-feira (13) com a mobilização para a segunda fase do #VacinaMaré, ação que pretende imunizar em massa a população nas 16 favelas da Maré. Articuladores da ONG Redes da Maré percorreram na tarde de hoje as favelas Vila do Pinheiro, Salsa e Merengue, Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro e Nova Maré, enfatizando os informes da campanha.

A moradora da Vila do João Maria Elisa tomou a primeira dose na campanha em julho e vai tomar a segunda amanhã. “Tem tomar para acabar logo com isso, eu tomei, vou tomar a segunda dose e estou chamando tomo mundo, as amigas da minha filha, meus parentes e amigos.”

A vacinação acontece a partir de amanhã, quinta-feira (14) e vai até o próximo sábado (16), nas unidades de saúde da Maré e associações de moradores. Amanhã, além desses espaços, duas escolas também serão pontos de vacinação: Escola Municipal Osmar Paiva Camelo e a Escola Municipal IV Centenário.

A iniciativa faz parte de um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, SAS Brasil, Redes da Maré, Conexão Saúde e PUC-Rio.

A análise da (Fiocruz) avaliará a efetividade da vacina AstraZeneca, além de monitorar possíveis variantes e a contaminação de vacinados até janeiro de 2022, acompanhando os efeitos da vacina em duas mil famílias, com cerca de oito mil pessoas. A ação antecipará o retorno dos moradores vacinados com a primeira dose às unidades de saúde para que completem o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose. Por isso, embora na carteira de vacinação possa constar outra data, moradores que já tenham sido vacinados com a primeira dose há pelo menos dez semanas estão liberados a tomar a segunda dose.

Todos os moradores a partir de 18 anos, que receberam a primeira dose no #VacinaMaré, em julho, ou depois, até 4 de agosto, poderão receber a segunda dose da vacina.

Adolescentes acima de 12 anos também poderão ser imunizados com a 1ª dose (apenas nas unidades de saúde). Para a dose de reforço, o calendário segue a determinação da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira os locais de vacinação:

Clínica da Família Adib Jatene • Via B Um, 589-501 – Maré
Clínica da Família Augusto Boal • Av. Guilherme Maxwell, 901 – Baixa do Sapateiro
Clínica da Família Américo Veloso • Rua Gerson Ferreira, 100 – Praia de Ramos
Clínica da Família Diniz Batista dos Santos • Av. Brg. Trompowski, SN – Maré
Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva • R. Teixeira Ribeiro – Maré
Centro Municipal de Saúde Vila do João • R. Dezessete, s/n – Maré
Centro Municipal de Saúde João Cândido • Av. Lobo Junior, 83 – Penha Circular
Associação de Moradores Morro do Timbau
Associação de Moradores da Vila do João
Associação de Moradores Marcílio Dias
Associação de Moradores Rubens Vaz
Associação de Moradores Parque União
Associação de Moradores da Vila dos Pinheiros
Associação de Moradores Roquette

É preciso ter cadastro em uma unidade de saúde da Maré para se vacinar. É necessário fazer o pré cadastro! Veja aqui se você está cadastrado na unidade de saúde.

Cada unidade de saúde atende uma região específica, procure ir na mais próxima de você. Caso tenha dúvidas procure um agente de saúde comunitário. Seus vizinhos ou familiares podem ter o contato de whatsapp do agente que atende sua rua ou região.

Para mais informações, acesse: https://www.vacinamare.org.br/

Durante os dias da campanha acontecerão atividades culturais. Confira a agenda de amanhã:

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca