‘Vai ter multa!’: desrespeito à decreto de medidas restritivas pode terminar em prisão

Data:

Decisão saiu no Diário Oficial desta terça-feria, 23

Por Edu Carvalho, em 23/03/2021 às 12h10

Com a publicação das medidas de restrições anunciadas pelas prefeituras do Rio e Niterói, na tarde de ontem, segunda, 22, a partir da próxima sexta-feira, 26, até o Domingo de Páscoa, 4, uma série de penalizações estão descritas para quem desrespeitar as regras. 

Quem desacatar as medidas, segundo a decisão, pode pegar até um ano de prisão, com multa. Donos de bares e restaurantes também poderão ter seu alvará cassado.

Durante o período dos novos decretos estarão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. Como publicado no Maré de Notícias, bares, lanchonetes e restaurantes só poderão funcionar no esquema drive thru ou entrega. O decreto também autoriza, de forma excepcional, que agentes da Vigilância Sanitária terão autonomia para fechar estabelecimentos mesmo sem a presença de um representante da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da prefeitura.

Ainda segundo a decisão, a pena para quem descumprir as regras pode aumentar em um terço para funcionários da saúde pública, médicos, farmacêuticos, dentistas ou enfermeiros. 
Fica sob responsabilidade do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 uma nova avaliação das medidas em 4 de abril.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Maré recebe 1º Festival do Orgulho LGBTQIAPN+ das favelas

No mês nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a 15ª Parada LGBTI+ acontecerá entre os dias 24 a 26 de janeiro, na Maré. A edição deste ano traz uma novidade: a parada se transformou em um grande festival!

Janeiro Branco: saúde mental como resolução de Ano Novo

Há dois anos, através da Lei nº 14.556 de 25/04/2023, o Janeiro Branco foi oficializado como uma data importante no calendário nacional da saúde. O tema da campanha de 2025 é: O que fazer pela saúde mental agora e sempre?