‘Vai ter multa!’: desrespeito à decreto de medidas restritivas pode terminar em prisão

Data:

Decisão saiu no Diário Oficial desta terça-feria, 23

Por Edu Carvalho, em 23/03/2021 às 12h10

Com a publicação das medidas de restrições anunciadas pelas prefeituras do Rio e Niterói, na tarde de ontem, segunda, 22, a partir da próxima sexta-feira, 26, até o Domingo de Páscoa, 4, uma série de penalizações estão descritas para quem desrespeitar as regras. 

Quem desacatar as medidas, segundo a decisão, pode pegar até um ano de prisão, com multa. Donos de bares e restaurantes também poderão ter seu alvará cassado.

Durante o período dos novos decretos estarão autorizados a funcionar apenas serviços essenciais. Como publicado no Maré de Notícias, bares, lanchonetes e restaurantes só poderão funcionar no esquema drive thru ou entrega. O decreto também autoriza, de forma excepcional, que agentes da Vigilância Sanitária terão autonomia para fechar estabelecimentos mesmo sem a presença de um representante da Secretaria de Ordem Pública (Seop) da prefeitura.

Ainda segundo a decisão, a pena para quem descumprir as regras pode aumentar em um terço para funcionários da saúde pública, médicos, farmacêuticos, dentistas ou enfermeiros. 
Fica sob responsabilidade do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 uma nova avaliação das medidas em 4 de abril.

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

Por um Natal solidário na Maré

Instituições realizam as tradicionais campanhas de Natal. Uma das mais conhecidas no território é a da Associação Especiais da Maré, organização que atende 500 famílias cadastradas, contendo pessoas com deficiência (PcD)

A comunicação comunitária como ferramenta de desenvolvimento e mobilização

Das impressões de mimeógrafo aos grupos de WhatsApp a comunicação comunitária funciona como um importante registro das memórias coletivas das favelas

Baía de Guanabara sobrevive pela defesa de ativistas e ambientalistas

Quarenta anos após sua fundação, o Movimento Baía Viva ainda luta contra a privatização da água, na promoção da educação ambiental, no apoio às populações tradicionais, como pescadores e quilombolas.

Idosos procuram se exercitar em busca de saúde e qualidade de vida

A cidade do Rio de Janeiro tem à disposição alguns projetos com intuito de promover exercícios, como o Vida Ativa, Rio Em Forma, Esporte ao Ar Livre, Academia da Terceira Idade (ATI) e Programa Academia Carioca