12ª operação do ano deixa dois mortos e um ferido na Maré 

Data:

Em apenas um mês, essa é a quarta operação policial na Maré

Duas pessoas foram mortas e uma pessoa ficou ferida na 12ª operação do ano na Maré. Desde às 5h20 moradores da Maré informam sobre tiros nas regiões da Vila do João, Salsa e Merengue e Vila dos Pinheiros. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam, nesta quinta-feira (9), mais uma operação no território.

Os atendimentos no Centro Municipal de Saúde Vila do João e as Clínicas da Família (CF) Adib Jatene e Augusto Boal foram interrompidos. Além disso, 37 escolas, sendo 35 municipais e duas estaduais, estão fechadas nesta quinta-feira.

A operação tem presença de carros blindados e policiais a pé principalmente na Vila do João (VJ), onde houve mais relatos de tiros pelos moradores até 10h. Segundo informações recebidas pelo Maré de Notícias, a pessoa que foi baleada, ficou ferida entre as ruas 3 e 12 na VJ, não há informações sobre o estado de saúde. Perguntamos à Polícia Militar quais medidas de segurança estão sendo adotadas e qual o objetivo da operação, mas não responderam até o fechamento desta matéria. Se limitaram em dizer que houve confronto e que armas e drogas foram apreendidas.

Por volta das 11h, de acordo com os moradores, a operação também chegou ao Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Baixa do Sapateiro, Nova Holanda e Conjunto Esperança, onde recebemos relato de um homem que declarou ter apanhado dos agentes, apenas porque estava na rua, mesmo explicando que estava indo trabalhar.

4 operações em 1 mês

É a quarta semana com registro de operação policial na Maré. Ao menos quatro pessoas foram mortas na 9ª operação que aconteceu no dia 11 de abril, também realizada pela Polícia Militar.

Na 10ª operação que aconteceu no último dia 24, na Nova Holanda (N.H) os moradores denunciaram tortura por parte da Polícia Militar e invasão domiciliar. Menos de uma semana depois, na terça-feira (30), a Polícia Civil realizou operação no Parque União (P.U). Nesta última, moradores relataram correria pelas ruas e intenso tiroteio na região.

‘Tiros’ na educação mareense

A Secretaria Estadual de Educação informa que só na parte da manhã cerca de 900 alunos ficaram sem aulas nas duas escolas estaduais da Maré. A Secretaria Municipal de Educação informa que as 35 unidades municipais escolares foram fechadas, mas não diz o número de estudantes afetados. Além de alunos que estudam na localidade, os estudantes de escolas em outros bairros, e alunos universitários que moram na Maré, também encontram dificuldades para ir estudar em dias de operação. 

Em atualização… ainda não há relatos oficiais sobre o fim da operação

O Maré de Direitos, projeto do eixo Direito à Segurança Pública e Acesso à Justiça, da Redes da Maré, acolhe situações de violações de direitos no WhatsApp (21) 99924-6462. O Ministério Público (MP) realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no telefone (21) 2215-7003, que  também é WhatsApp, ou no e-mail [email protected].

Compartilhar notícia:

Inscreva-se

Mais notícias
Related

EDI na Maré se destaca por acolhimento na primeira infância

O Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Profª Kelita Faria de Paula, localizado no Conjunto Bento Ribeiro Dantas se tornou uma referência ao falarmos de “lugar de escuta”

Clube de Futebol faz ‘vakinha’ para disputar torneio em São Paulo

No ano passado, com ajuda dos pais dos atletas, o clube disputou a Taça São Paulo na categoria sub 15, este ano o pensamento do clube é participar também na categorias sub 17